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24/05/2013
Lançado edital de licitação do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas

O edital de licitação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas foi lançado nesta sexta-feira (24), em solenidade no Hotel Pestana, no bairro do Rio Vermelho, com a presença do governador Jaques Wagner e dos prefeitos ACM Neto (Salvador) e Márcio Paiva (Lauro de Freitas). A ser publicado na edição deste sábado (25) e domingo (26) do Diário Oficial do Estado, o comunicado convoca empresas interessadas a apresentarem propostas para o projeto de construção e operação do sistema. A obra será realizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com investimento de mais de R$ 4 bilhões.

“São intervenções que mudarão a face de Salvador e Lauro de Freitas, juntamente com a Ponte Salvador-Itaparica, cuja ordem de serviço deixarei assinada até 2014”, afirmou o governador.
 

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), José Lúcio Machado, destacou o esforço e a determinação do Governo do Estado em aumentar os investimentos em obras de infraestrutura e mobilidade urbana.  “É importante ressaltar que o metrô estará interligado as vias alimentadoras, que por sua vez terão faixas exclusivas para a futura implantação do BRT”, disse referindo-se aos corredores Pinto de Aguiar-Gal Costa-Pirajá e Orlando Gomes-29 de Março, cujas obras são executadas pela CONDER.

A proposta vencedora será definida através de leilão realizado a partir do dia 15 de julho na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O resultado será publicado no dia 30 do mesmo mês. A assinatura do contrato será em setembro e o início das obras está previsto para o mês de outubro.

A empresa vencedora terá 180 dias para apresentar um projeto de extensão da Linha 1 até Águas Claras. Também estão previstas no edital a finalização da Linha 1 (trecho Acesso Norte - Pirajá), a construção da Linha 2 (Bonocô - Lauro de Freitas) e a operação de todo o sistema metroviário.

O prazo de concessão é de 30 anos, sendo três de construção e 27 de operação do metrô. De acordo com o edital, o aporte de verba será feito em 36 contraprestações. Além da gestão, a operadora será responsável por toda a execução e custos com a manutenção do sistema.

Para o secretário da Casa Civil, Rui Costa, assim como na Arena Fonte Nova e no Hospital do Subúrbio, o modelo de PPP garante o compromisso da empresa responsável com a qualidade e a operacionalidade do equipamento. “Com isso cria-se um vínculo direto da qualidade da execução da obra com a operação do sistema”.

“A PPP permite agilidade e que grandes empresas e consórcios com maior capacidade de empreender cumpram isso”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.

A previsão é que o primeiro trecho da Linha 1, ligando a Estação da Lapa até o Retiro, seja concluído até a Copa de 2014, e o segundo, até a Estação Pirajá, em dezembro do mesmo ano. A partir de 2015, o cronograma prevê o avanço da Linha 2 pela região do Iguatemi e Avenida Paralela, chegando a Lauro de Freitas em 2017.

Ao todo, serão 42 quilômetros de extensão e 20 estações, sendo 11 terminais integrados com os sistemas de ônibus, BRT e trens do subúrbio. A tarifa do metrô custará R$ 3,10 e o bilhete de integração com ônibus R$ 3,90. O sistema metroviário vai interligar ainda os principais corredores de tráfego e intervenções de mobilidade que a capital baiana vai receber nos próximos anos. Juntas, obras como o Complexo Viário do Imbuí e Narandiba, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, a Avenida 29 de Março, a ligação BR-324/Avenida Luís Eduardo Magalhães e a Nova Rodoviária somam investimentos de mais de R$ 6 bilhões.

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