Untitled Document
14/02/2012
CONDER apresenta Projeto do Parque de São Bartolomeu



O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da CONDER, está executando grandes intervenções no Parque São Bartolomeu, que consistem na realização de projetos de urbanização, produção habitacional, implantação de equipamentos comunitários e de serviços. O Parque São Bartolomeu possui uma das maiores áreas de Mata Atlântica em zona urbana no Brasil e é considerado santuário das religiões de matriz africana.
 
As ações irão proporcionar às comunidades que residem no seu entorno e no Subúrbio Ferroviário de Salvador melhores condições de vida, além de transformar o local em pólo de visitação pública e garantir a preservação ambiental da área. No último dia 13, a Conder promoveu visita técnica e uma nova apresentação de todo o Projeto do Parque São Bartolomeu para às lideranças comunitárias da região. Durante o evento estiveram presentes o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) e o deputado estadual Deraldo Damasceno (PSL).
 
Está em execução o sistema de proteção do Parque São Bartolomeu, constituído do cercamento da área, gradil, base de alvenaria e da Via de Contorno. Está em andamento também a urbanização da Praça de Oxum, construção do Centro de Cidadania e Cultura de Pirajá (com biblioteca, computadores e sala com brinquedos para crianças da comunidade), Praças de Esporte de Ilha Amarela e Rio Sena, Centro de Referência (com o Museu do Parque), urbanização do acesso, implantação da Praça de Eventos, creche comunitária com capacidade para atender 200 crianças, urbanização com produção habitacional, implantação de infraestrutura na Encosta de Pirajá e urbanização da comunidade São Bartolomeu, incluindo a via de borda local com píer. O investimento é de R$ 80 milhões, provenientes do acordo e empréstimo entre o Governo do Estado da Bahia e o Banco Mundial.
 
Segundo o diretor de Habitação da CONDER, Ubiratan Cardoso, em março próximo será entregue à comunidade o conjunto habitacional Mirante da Enseada. “O empreendimento irá beneficiar 65 famílias que moravam no interior do Parque São Bartolomeu, em casas sujeitas a inundações. Cada família reassentada receberá uma unidade habitacional com toda a infraestrutura de uma moradia digna”, ressaltou.
 
Nas obras de urbanização da Comunidade São Bartolomeu, a CONDER está promovendo o reassentamento das famílias que moravam em locais periodicamente atingidos por inundações, além da demolição de casas e o início do aterro da área para começar a construção de novas unidades habitacionais. Nesta etapa das intervenções serão beneficiadas 650 famílias, através da implantação de 250 casas e melhorias em outras 200 edificações já existentes, somando-se, ainda, serviços de saneamento básico, pavimentação, drenagem pluvial e paisagismo da área.
 


DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400