Área de Atuação
Centro Antigo de Salvador
Casarão - reforma de fachadas

É de responsabilidade da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/CONDER) a manutenção da região do Centro Histórico de Salvador, que compreende a reforma de telhados, recuperação do pavimento e calçadas, além da restauração externa de casarões, da iluminação especial em suas ruas e travessas. A manutenção do território tombado é realizada permanentemente.

Casarões

As antigas edificações existentes nesta região da cidade são importantes marcos históricos e, para a preservação, é fundamental o trabalho de conservação de fachadas, uma vez que estão sujeitas à uma série de patologias causadas pela umidade proveniente da exposição a chuva e ao sol, provocando danos à pintura. Uma ação que a CONDER coloca em prática, durante todo o ano, no Centro Histórico.

As ações são desenvolvidas por blocos de casas, assim as obras se concentram na mesma região, facilitando a logística dos serviços e minimizando os transtornos para a população. Em quatro meses, a CONDER concluiu a pintura de mais de 200 casarões localizados nas ruas Gregório de Matos, João de Deus, 28 de Setembro e Largo do Pelourinho, a exemplo da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Fundação Casa de Jorge Amado, Teatro Miguel Santana, Lar Franciscano Asilo Santa Izabel, entre outros. 

Outro importante símbolo da história da Bahia, o Quartel do Corpo de Bombeiros da Barroquinha foi devolvido à comunidade pelo Governo do Estado.