Mobilidade

complexo_imbui
Complexo Viário do Imbui - Foto: Manu Dias/GOVBA


A cargo da Diretoria de Infraestrutura e Edificações Públicas, a mobilidade urbana representa um dos maiores legados da CONDER nas duas maiores cidades baianas: Salvador e Feira de Santana.

Entre as principais realizações na capital baiana, merecem destaque a Via Expressa Baía de Todos os Santos, a modernização das avenidas Pinto de Aguiar e Orlando Gomes, Avenida Mário Sérgio (Via Barradão), além do conjunto de vias marginais, túneis, viadutos, ciclovias e novas ligações viárias, que promoveram uma transformação no sistema de trânsito e transporte em áreas estratégicas da capital baiana, como as avenidas Paralela, Tancredo Neves, Bonocô, Rótula do Abacaxi, Comércio e Iguatemi.                                                            

Em Feira de Santana, a ampliação da avenida Nóide Cerqueira e a construção do viaduto de interseção com a BR-324 criaram uma alternativa importante para a chegada e saída da cidade, considerada o maior entrocamento rodoviário do nordeste brasileiro, melhorando o trânsito nas avenidas centrais de Feira e o acesso aos municípios vizinhos, como Serrinha e Santa Bárbara. 

Os Corredores Transversais I (Linha Azul) e II (Linha Vermelha) estão em estágio avançado de execução e reconfiguram a infraestrutura viária de Salvador, já que facilitará o deslocamento entre a Orla Marítima, o Subúrbio Ferroviário e a BR-324, promovendo a integração entre os meios de transporte individual e coletivo.

Linhas de Ação

Orlando Gomes
Liga a Av. Otávio Mangabeira (Orla) à BR-324, passando pela Av. Orlando Gomes, Av. Luís Viana Filho, Baixo do Rio Jaguaribe e Av. Regional. 
Interligação Pinto de Aguiar x Gal Costa
Saindo de Patamares pela Pinto de Aguiar, a Linha Azul segue pela Gal Costa, passa por Pirajá e chegará ao Lobato.