Revitalizada pela CONDER, Lagoa de Vila dos Sonhos é o novo cartão postal de Campo Formoso

Equipamentos e Qualificação Urbanística
Rui Costa entrega Parque Ecológico em Campo Formoso

O primeiro parque ecológico de Campo Formoso foi entregue hoje (12) pelo governador Rui Costa, realizando um desejo antigo dos moradores do município. O entorno da Lagoa dos Sonhos está totalmente revitalizado e conta agora com equipamentos de lazer e convivência que devem transformar o local em ponto de encontro, prática de atividades físicas e contemplação. A obra teve investimento de R$1,5 milhão de recurso do Governo do Estado e foi executada pela CONDER.

No local  onde antes era encontrado lixo acumulado e uma paisagem degradada, agora os visitantes podem se exercitar na pista de cooper com cerca de 850 metros ou pedalar pela ciclovia com 750m de extensão com paisagismo e visão para a lagoa. Já a instalação de uma praça com quadra poliesportiva, quiosques e parque infantil garante diversão para todas as idades. Além disso, a obra incluiu a iluminação ao longo de toda a intervenção, drenagem superficial e área de estacionamento.

As duas vias laterais que dão acesso ao parque também se beneficiaram da intervenção com a instalação de piso intertravado que deve reduzir a velocidade dos veículos e garantir a tranquilidade dos pedestres. O Diretor de Equipamentos e Qualificação Urbana José Luiz Costa comemorou a finalização. “Estamos entregando esse equipamento à população de Campo Formoso, uma obra de requalificação urbana em torno da lagoa que se encontrava em degradação total e sem utilização. Tivemos uma surpresa ao identificar solo de baixa resistência, para o qual foi preciso dar um tratamento especial, mas o resultado ficou perfeito”.

A intervenção em Campo Formoso é mais um exemplo da atuação do Governo do Estado em todas as regiões do interior baiano e José Luiz Costa explica que a CONDER, sediada em Salvador, está buscando acompanhar mais de perto essas intervenções. “Essa foi uma das obras piloto com um acompanhamento presencial constante. Entendemos que é muito importante fiscalizar constantemente nossos empreendimentos no interior e os resultados apareceram, tanto na qualidade quanto no prazo de execução que ficou dentro do esperado”.

Seja em parceria com os municípios através de convênios, a partir de financiamento federal ou com recursos estaduais, a CONDER segue utilizando sua experiência de décadas para levar infraestrutura às cidades, onde a vida dos baianos acontece.