Gestores municipais participam de capacitação sobre convênios

Conder
.

A gestão e a prestação de contas de convênios municipais foram os principais temas abordados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER durante a primeira edição do Capacita CONV. O curso promovido durante os dias 29 e 30 de outubro reuniu cerca de 152 representantes de 90 municípios de toda a Bahia, que receberam orientações sobre como alinhar as ferramentas e procedimentos necessários para instruir os processos de conveniamento e prestação de contas junto à CONDER.

As atividades foram iniciadas pelo diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística, José Luiz Costa, que agradeceu a presença de todos os inscritos, informando que além deste encontro presencial, a CONDER continua à disposição para auxiliar os gestores municipais, visando reduzir as dúvidas e facilitar todas as etapas de conveniamento. A abertura do evento também contou com a presença de Felipe Santana, representando a Sedur, Anabel Carvalho representando a SERIN, do presidente da União dos Municípios da Bahia - UPB, Eures Ribeiro e da superintendente de Convênios da CONDER, Larissa Dantas.

O Capacita CONV teve como público-alvo os gestores municipais responsáveis pela execução dos convênios que puderam esclarecer o passo a passo de como celebrar, acompanhar e prestar contas dos convênios municipais, de forma mais ágil, padronizada e atendendo aos requisitos legais. “Sempre que tenho alguma dúvida eu recorro à equipe da CONDER por telefone, mas um encontro como este é a oportunidade de conversar pessoalmente, esclarecer o que ainda temos dificuldade”, explica Paulo João da Silva, secretário de Planejamento de Obras e GMC – Gestor Municipal de Convênios no município de Serrolândia.

Victor Mascarenhas e Ederbal Silva, respectivamente GMC e assessor técnico da prefeitura de São Gonçalo dos Campos, elogiaram o SEI - Sistema Eletrônico de Informações ao facilitar o registro e envio da documentação exigida. “O processo on line traz agilidade, economiza papel, tempo e dinheiro, já que podemos realizar muitas etapas sem precisar vir até Salvador”, destaca Ederbal.

Nesta primeira edição, o evento contou com a parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Secretaria de Relações Institucionais do Estado - Serin e da União dos Municípios da Bahia – UPB, que além de sediar e divulgar as atividades, cuidou de todo o processo de inscrições.

Através de palestras, alternadas por rodadas de perguntas e respostas, o objetivo principal da capacitação foi orientar tecnicamente os municípios, aproximando funcionários da CONDER e gestores municipais. Além do atendimento presencial, dos telefones e e-mails disponibilizados aos participantes, todas as apresentações (slides em PowerPoint) estão disponíveis clicando aqui.