Ação de Saúde proporciona atendimento médico a feirantes de São Joaquim 

Área de Atuação
Equipamentos e Qualificação Urbanística
Feira de Saúde em São Joaquim
Feira de Saúde em São Joaquim

O feirante e repentista Alcides Augusto usou o megafone e ajudou a divulgar que a CONDER chegou com o atendimento médico. A ação de saúde, em parceria com a Fundação José Silveira, ofereceu 185 atendimentos médicos para os feirantes de São Joaquim ao longo de todo dia nessa quarta-feira (11). Essa foi a terceira ação de saúde realizada pela CONDER esse ano no local e a iniciativa deve continuar em 2020. 

“Nós temos escutado o que os feirantes estão pedindo e procurado trazer. Eles querem atendimento com clínico e ginecologista pois com a carga de trabalho aqui, eles não têm tempo de buscar isso”, explica a assistente social da Diretoria de Equipamentos e Qualificação Urbanística da CONDER, Séphora Lima. Sua colega Chrislane Souza afirma que as primeiras ações foram voltadas a informação e prevenção e que agora a oferta de consultas e exames foi o chamariz “Fizemos o outubro rosa e o novembro azul que teve um resultado surpreendente de mobilização, até mesmo entre os homens, que são mais resistentes. Dessa vez a ação foi maior para trazer também as consultas e exames”, conta.  

No total foram oferecidos 20 consultas de odontologia, 20 com clínico geral, 40 atendimentos ginecológicos e 40 exames preventivos, além de 50 exames de ultrassom, 10 atendimentos com nutricionista e 5 consultas pediátricas. Após a detecção de alguns casos de meningite entre os feirantes, a CONDER buscou parceria com a prefeitura de Salvador para oferecer também vacinação contra a doença. A parceria rendeu também um estande de distribuição de camisinhas orientação para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. 

Os feirantes parecem ter aprovado a iniciativa. Márcia Cristina dos Santos tem um restaurante no local e aguardava para fazer uma ultrassonografia mamária. Ela já havia conseguido a requisição do exame, mas não conseguia realizá-lo na rede pública. “Eu não tenho tempo. Trabalho de segunda a sábado. Se não tivesse a ação aqui na feira provavelmente eu só conseguiria fazer ano que vem e na rede particular, porque pelo SUS está difícil”, explica. Já quase pronta para ir embora, a cozinheira Raílda Conceição dos Santos conseguiu atendimento ginecológico e também nutricional, “eu estava tentando vaga e não conseguia. A oportunidade que eu tive foi aqui hoje. Está tudo certo comigo, fiz a consulta e aqui mesmo eu consegui fazer a mamografia e o ultrassom transvaginal. Evitei muita fila!”, comemora. 

Outro serviço muito elogiado foi o atendimento nutricional. Raílda, que nunca tinha ido em uma nutricionista aprovou: “ela me pesou, tirou as medidas e passou uma dieta muito boa para mim. Gostei! Eu nunca encontrei pelo SUS”. Cristiana Vieira Anunciação, dona do restaurante da Cris, também aguardava para ser atendida pela nutricionista e vislumbrava boas oportunidades para seu negócio também, “Eu vim para a nutricionista. Quero perder peso, mas também passar aos meus clientes uma comida melhor, mais saudável. Já trabalho com algumas coisas como arroz integral, mas estou buscando uma opinião profissional”, conta ela, que também estreava em uma consulta nutricional.

As assistentes sociais Séphora e Chrislane explicam que a ação acontece em articulação com o Instituto da Feira de São Joaquim, que reúne os permissionários da feira, e é ação preparatória para a segunda fase da reforma da feira. Após entregar 397 unidades comerciais totalmente requalificadas, a Secretaria de Turismo do Governo do Estado e a CONDER preparam-se para iniciar as fases seguintes da requalificação. Para o início da segunda etapa das obras já foi desenvolvido o projeto básico de engenharia, que está em fase de aprovação, contemplando a construção de mais 407 boxes, 53 pallets e 96 bancas.

Enquanto isso, seu Alcides agradece a ação onde foi atendido por clínico geral com um repente improvisado: “A médica que atendeu os feirantes e ambulantes, a médica clínica, é especializada! Educação e atendimento 100%. Ficamos aqui regozijados. Muito obrigada, CONDER e Governo do Estado, pelo bom serviço prestado”.