Governo autoriza construção de escolas que atenderão a mais de dois mil estudantes em Salvador 

Área de Atuação
Hospitais, Policlínicas e Edificações Públicas
Imagem Ilustrativa do Projeto da Escola de Tempo Integral do Imbuí
Imagem Ilustrativa do Projeto da Escola de Tempo Integral do Imbuí

Em tempo de pandemia, além da missão de salvar vidas com a implantação de novos hospitais e policlínicas, em toda Bahia, outro desafio também será enfrentado pela CONDER: o de formar vidas, com a construção de escolas de Tempo Integral. As duas primeiras unidades, que atenderão 2.360 estudantes, serão implantadas no Imbuí e Sussuarana, com investimento contratado da ordem de R$ 40 milhões.

A primeira delas será erguida na Rua das Araras, no bairro do Imbuí, na área onde estão localizados os colégios estaduais Professor Rômulo Almeida e Angelita Moreno. A visita do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, acompanhado pelo presidente da CONDER, Sérgio Silva, gestores escolares e técnicos estaduais, na manhã desta quarta-feira (06), marcou a autorização para o desenvolvimento dos projetos básico e executivo e a construção das unidades escolares, cujos serviços serão iniciados pelos sistemas viário e de infraestrutura do entorno.

“Esta é uma demanda que já vínhamos conversando com os gestores e a comunidade escolar das duas escolas para mantermos a mesma oferta para os estudantes com a unificação. São duas escolas que vêm mostrando um bom desempenho na aprendizagem e terão à sua disposição uma estrutura de alto padrão, com quadra poliesportiva coberta, auditório, campo society, laboratórios e biblioteca. Também é muito importante ressaltar esta parceria com a CONDER, que busca qualificar a estrutura das escolas para garantir aprendizagem de nossos estudantes”, explicou o secretário Jerônimo Rodrigues.

O presidente da CONDER, Sérgio Silva, destaca que trata-se de uma ação conjunta com a Secretaria de Educação do Estado, “cujo modelo de contratação integrada adotado possibilitou a oferta de soluções e tecnologias inovadoras pela empresa vencedora do processo licitatório, tendo a sustentabilidade como premissa na construção, o que permitirá maior eficiência na gestão e operação dos equipamentos, além de uma economia dos recursos públicos”.

Secretário de Educação e Presidente da CONDER visitam escola no Imbuí
Secretário de Educação e Presidente da CONDER visitam escola no Imbuí

A diretora escolar Eliana Anjos, do Angelita Moreno, falou sobre a estrutura da nova unidade. “Somos uma comunidade que é apaixonada por este espaço. E com a chance de termos uma grande infraestrutura nos traz expectativas muito positivas”. Já o diretor Elísio Santos, do Rômulo Almeida, ressaltou sua relação com o colégio. “Estudei nesta unidade escolar e estamos muito animados com este novo momento. A qualificação dos professores para desenvolver práticas pedagógicas não comporta mais nesta atual estrutura”.

A segunda escola ficará na Avenida Ulisses Guimarães, no bairro de Sussuarana. Outras seis escolas de tempo integral na capital baiana, cujas obras de implantação ficarão sob a responsabilidade da Diretoria de Infraestrutura e Edificações Públicas da CONDER, estão previstas para os bairros da Vila Canária, Lobato, Estrada das Barreiras, Jardim Cajazeiras, Paripe e São Cristóvão.

As escolas do Imbuí e de Sussuarana terão capacidade para absorver de 960 a 1.400 estudantes, respectivamente, em edificações com dois e três pavimentos, contando com salas climatizadas, laboratórios, auditórios, bibliotecas e refeitórios na área interna; quadras poliesportivas cobertas, campos de futebol com gramado sintético, vestiários e áreas de convivência ao ar livre nas áreas externas.

Entre as inovações previstas, destaque para medidas que visam a racionalização no consumo e reuso de água, reaproveitamento com coleta e armazenamento das águas pluviais, utilização de fonte alternativa e geração de energia limpa, além de soluções que visam maior conforto ambiental, como a utilização de telhas termoacústicas nos auditórios, e a racionalização de recursos naturais no processo construtivo, adotando a estrutura de concreto pré-moldado.