Untitled Document
11/06/2014
CONDER testa nova iluminação e libera mais um trecho da Pinto de Aguiar



Na noite desta terça-feira (10), a CONDER deu prosseguimento aos testes da nova iluminação da Avenida Pinto de Aguiar, no trecho entre a Ucsal e a Orla Marítima. O sistema implantado combina eficiência energética com menor impacto ambiental, contando com postes de iluminação fabricados em aço – cada um equipado com quatro lâmpadas de vapor de mercúrio de 400 watts. 

De acordo com Sérgio Silva, diretor de Obras Estruturantes, “os trabalhos de pavimentação e urbanização na Avenida Pinto de Aguiar prosseguem em ritmo acelerado, com 75% dos serviços já executados”. Em abril o tráfego foi liberado no trecho entre a Orla e o Empreendimento Vista Patamares, dispondo de duas pistas, separadas por um canteiro central, com três faixas em cada direção, passeios, ciclovia e paisagismo. Nesta quarta (11) foi liberado mais um trecho (até o Posto Shell), totalizando dois quilômetros já duplicados. Falta apenas concluir os serviços no quilômetro seguinte, que se estende até o final da via, no sentido Avenida Paralela.

A novidade para quem passa pela nova avenida fica por conta de um muro que foi transformado em painel artístico, com utilização da técnica do grafite. O superintendente de Mobilidade Urbana, Jorge Lima, destaca a parceria com Denis Senna, conhecido por trabalhar com a inclusão social através da arte-educação. “A intenção da obra é não só melhorar a mobilidade urbana, como estimular a contemplação e a criação de novas áreas de lazer, preservando os espaços da poluição visual”.

Mobilidade Salvador

As obras representam um investimento de R$ 63 milhões, correspondendo ao trecho inicial do Corredor Transversal I, viabilizado pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Mobilidade Salvador.
Este corredor irá alimentar a linha dois do sistema metroviário, interligando as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, que também será ampliada, e, posteriormente, a ligação Lobato-Pirajá, se transformando na primeira via estruturante de integração entre o subúrbio, o miolo da cidade e a Orla Marítima.

Veja mais fotos



DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400