Untitled Document
02/08/2017
CONDER orienta famílias para entrega de imóveis no Centro Histórico de Salvador


 
Um grupo de beneficiários do Programa de Habitação de Interesse Social (Phis), no Centro Histórico de Salvador, participou, na tarde desta terça-feira (1), de encontro com a equipe do Social da CONDER, no Pelourinho. O objetivo é orientar as famílias dos antigos moradores quanto ao tão esperado retorno para a casa nova e facilitar o processo de adaptação à realidade em que serão inseridas.
 
As 108 famílias cadastradas no Phis são convidadas a participar de uma série de atividades de preparação, como oficinas sobre uso racional dos serviços essenciais, como água e energia elétrica, assim como dicas de manutenção e preservação dos imóveis que estão sendo cedidos pelo Governo do Estado aos antigos moradores da região.
 
“É importante que as famílias estejam prevenidas em relação aos seus novos compromissos. Agora, elas passarão a administrar não só os custos dos serviços essenciais e manutenção dos imóveis, mas terão também de conviver com outros moradores”, explica Marise Melo, coordenadora de programas habitacionais da CONDER que atendem às famílias do Centro Antigo de Salvador.
 
Segundo Melo, o próximo passo será a realização de uma vistoria, antes da entrega das chaves. “Assim, cada um dos moradores poderá verificar cada item junto à equipe técnica”, completa Marise Melo.
 
Dona Helena Almeida dos Santos, 67 anos, aguarda com expectativa a conclusão das obras de sua futura moradia. “Agora sei que vou viver no que é meu. Estou feliz. Desde os 16 anos que estou no Centro Histórico. Muitos dos que hoje vivem aqui eu vi nascer. Não tenho do que reclamar”, afirma. Seu vizinho, Antônio Carlos Conceição, 54 anos, também não esconde a alegria: “É a realização de um sonho”, fala emocionado.
 
Reforma
 
A CONDER, por meio da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), é responsável pela elaboração e execução de projetos na área de habitação social, incluindo as 108 famílias inseridas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado em 2005 com o Governo do Estado. Deste total, 80% já foram contempladas com unidades habitacionais. As famílias ainda não atendidas recebem auxílio aluguel, enquanto aguardam a conclusão da reforma dos imóveis onde irão morar, prevista para este ano.
 
As reformas fazem parte do Programa de Habitação de Interesse Social (Phis), que visa a recuperação de imóveis que se encontram em ruínas, desocupados ou subutilizados para uso habitacional de pessoas em estado de vulnerabilidade social. A partir desse serviço de revitalização, são criadas unidades habitacionais com novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, que beneficiarão as famílias, com toda a estrutura adequada e condições dignas para que essas pessoas possam viver bem.
 
Famílias já atendidas
 
Outras famílias residentes no Centro Antigo de Salvador já vêm sendo atendidas pelo Governo do Estado. Em 2012, 107 unidades habitacionais do Conjunto Nossa Senhora do Pilar, na Cidade Baixa, foram entregues. A Dircas/CONDER também fez reforma de casarões do Centro Histórico, que estavam abandonados ou em ruínas, para a produção de 36 unidades habitacionais destinadas aos servidores públicos, participantes do Programa Habitacional de Servidor Público (Prohabit), e 86 novas moradias do Phis, que foram entregues para antigos moradores.


DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400