Untitled Document
27/11/2017
Caminhada CONDER promove qualidade de vida no Dique do Tororó



Na manhã ensolarada deste domingo (26), que parecia antecipar a chegada da estação mais quente do ano (o verão só começa no próximo dia 21 de dezembro), aconteceu a tradicional Caminhada da CONDER no Dique do Tororó, reunindo funcionários e familiares em uma clima de descontração, que prosseguiu até o encerramento, quando foi servido um café da manhã nas dependências do restaurante A Porteira.
 
A nona edição da caminhada é uma realização da Diraf - Diretoria Administrativa e Financeira, por meio da Gerência de Pessoal (Gepes), em parceria com o Sesi, cuja equipe de profissionais de educação física orientou uma série de alongamentos, antes do início da atividade, e acompanhou todo o percurso de quase 3 km, no entorno do espelho d'água.
 
 

De acordo com a gerente de pessoal, Laura Moura, este ano a caminhada foi integrada ao programa Convocê, elaborado para promover o bem-estar. “Resolvemos retomar essa iniciativa que permite não só reunir funcionários e familiares, proporcionando um momento de lazer e entretenimento, como promove a saúde e a qualidade de vida”.
 
 
 

Para o técnico da equipe de regularização fundiária, Jair Freitas, a caminhada é um momento único que marca o final de ano. “É maravilhoso interagir ao ar livre com os colegas e seus parentes, além de esquecer um pouco o estresse no trabalho do dia-a-dia”.
 
A programação do Convocê contempla ainda uma série de atividades, como Ginástica Laboral, Massoterapia, Feira de Saúde, Atendimento Odontológico, entre outras.
 
Cartão Postal de Salvador
 
O Dique do Tororó é uma represa construída no século 17, em um vale natural, como mostra a ilustração de Arnoldus Montanus, de 1671. Inicialmente tinha a função de proteção da cidade, contra invasões. A partir do século 19, o Dique começou a ser aterrado para a expansão da cidade, reduzindo consideravelmente seu tamanho.
 
 

Após a revitalização do espaço, realizada pela CONDER no final da década de 90, empresa executora de obras do Governo do Estado que ainda mantém os serviços de conservação, manutenção e limpeza, o Dique hoje é uma área de esporte e lazer bem arborizada. Possui anfiteatro, equipamentos de ginástica e restaurantes, além de doze esculturas de orixás assinadas pelo artista plástico Tati Moreno.
 
Os orixás representados são Iansã, Nanã, Ogum, Oxalá, Xangô, Iemanjá, Oxum e Oxossi. Os esguichos junto aos orixás, além do efeito decorativo, busca oxigenar a água.
 
Fica entre os bairros do Tororó e Brotas, com a Fonte Nova na ponta norte do Dique.
 
Com informações do Guia Geográfico Salvador:


DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400