Untitled Document
04/12/2017
Centro de Referência do Parque São Bartolomeu sedia cursos profissionalizantes



O Parque São Bartolomeu, composto por 155 hectares de remanescentes de Mata Atlântica no Subúrbio Ferroviário de Salvador, é muito conhecido por sua diversidade natural, sendo considerado um local sagrado para a realização de rituais das religiões de matriz africana. O que muitas pessoas não sabem é que o Centro de Referência do Parque São Bartolomeu abriga diversas atividades culturais, sociais e profissionalizantes, desde a revitalização realizada pelo Governo do Estado, através da CONDER, em  2014.

O coordenador geral do Parque, Cosme Miranda, explica que o Centro de Referência recebe atividades de segunda a sexta-feira, atendendo às demandas do moradores do bairro e de regiões vizinhas. “Nós temos a maior satisfação em atender aos moradores. O Centro possui três salas, um auditório, uma sala de exposição e pátio central, e é um dos poucos locais públicos em Salvador que oferece gratuitamente uma infraestrutura tão completa para a comunidade. Nós montamos um cronograma mensal para não deixar de atender a todos os pedidos de apoio”, explica Sr. Miranda.
 
Além das atividades em dias comerciais, qualquer interessado pode agendar visitas guiadas para conhecer o interior do parque durante todos os dias da semana, principalmente aos sábados e domingos, quando a procura por lazer é maior. “Muita gente vem com suas famílias, fazer piquenique, conhecer a Cachoeira de Oxum e ter maior contato com a natureza”, esclarece Vandson Teixeira dos Santos, coordenador de atividades culturais. 
 
Atividades profissionalizantes 
 
Até o dia 06 de dezembro, ocorrem dois cursos profissionalizantes em parceria com a Cooperativa de Trabalho e Apoio Tecnológico – COOPAT. O curso de manicure acontece no período da manhã, e o de instalação elétrica residencial, no período vespertino. Cada turma é formada por 40 alunos, que são moradores dos bairros de São Bartolomeu, Pirajá, Plataforma, Ribeira, Vista Alegre, Boiadeiro, São João do Cabrito e Cabrito de Baixo.
 
 
 
 
A supervisora da COOPAT, Rosemary Vieira, explica que “alguns alunos já trabalham na construção civil ou salões de beleza e buscam aperfeiçoar seus conhecimentos. As aulas acontecem num ambiente estruturado, com salas amplas, com lousa e carteiras, além de sanitários e copa sempre limpos. A equipe que trabalha aqui é muito bem preparada e nos recebe com muita atenção”, elogia Rosemary.
 
O Centro de Referência também é muito utilizado para atividades que a CONDER desenvolve em apoio às comunidades que receberam unidades habitacionais em Pirajá, em outubro de 2014, e em São Bartolomeu, em setembro de 2017. 
 
A assistente social da CONDER, Elaine França, é responsável para Plano de Pós Ocupação e sempre utiliza o Centro para reunir a comunidade e passar informações sobre o melhor uso das novas habitações.

 

“Sempre reúno os moradores aqui, pois é perto de suas casas, garantindo uma maior participação. Nós já fizemos atividades de esclarecimento sobre o uso racional da água e hoje (30/11) trouxemos uma técnica da Coelba para passar informações sobre o consumo de energia e o perigo sobre as ligações clandestinas. Contamos com o apoio da associação local ‘Movimento Cultura e Cidadania’, que é muito engajada em tudo que acontece aqui no bairro”, pontua Elaine. 
 
Serviço:
 
Visitas guiadas:
Telefone (71) 3401-0245 (segunda a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 17h)
 
Facebook: 
https://pt-br.facebook.com/parquesaobartolomeucentrodereferencia/ 


DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400