Untitled Document
08/01/2018
Governador Rui Costa visita obras de contenção de encostas na Liberdade



A rotina da comunidade do Alto do São José, na Liberdade, foi modificada na manhã desta segunda-feira (08) com a visita de um ex-morador ilustre: o governador Rui Costa. Ele esteve no local para acompanhar o andamento das obras de contenção da encosta da Rua São José, além de assinar as ordens de serviço de mais duas intervenções na região do subúrbio. As próximas encostas que serão contempladas com recursos da ordem de R$ 4 milhões serão na Alameda A-05, na Bela Vista do Lobato, e na Rua do Bom Juá na Fazenda Grande do Retiro.
 
“É muito emocionante voltar aqui realizando um sonho. Eu vi esse morro desmoronar muitas vezes, e a partir de agosto, a obra de contenção vai estar pronta e ninguém mais vai sofrer por isso. É uma emoção especial, pois subi e desci esses morros muitas vezes quando criança, e pude rever as pessoas que cresceram junto comigo”, afirmou o governador.
 
O governador fez questão de percorrer todo o trecho da obra na Rua São José, que alcança uma extensão de mais de 500 metros, com 40% dos serviços já executados, visitando as casas das famílias com quem conviveu durante toda a infância e grande parte da juventude. Uma delas foi a de Dona Maria Celeste, de 72 anos, quase 50 vividos na Liberdade.
 

“Ajudei a criar Rui. Eu tomava conta da creche da mãe dele e meu marido era vigilante. É uma emoção muito grande. Era um sofrimento quando a chuva vinha, saíamos correndo com as caixas de roupas. Que Deus me dê saúde pra alcançar o término dessa obra”.
 
De acordo com o diretor de Habitação e Urbanização Integrada da CONDER, Deusdete Fagundes, essa é a maior obra de contenção realizada pela CONDER na capital, que representa um investimento de R$ 20,2 milhões, em parceria com o Ministério da Integração Nacional.

“Os serviços em execução contemplam o revestimento de uma área de 18.350 m², que foi dividida em 17 paineis, com a combinação das técnicas de solo grampeado e cortina atirantada que trará segurança para quase duas mil pessoas e mais qualidade de vida, com a execução de serviços complementares de urbanização, acessibilidade e drenagem”, destaca Fagundes.
 
Além da encosta da Rua São José, a comitiva formada por secretários estaduais, deputados, vereadores e lideranças comunitárias, visitou a Rua Major Cunha Matos, onde a CONDER iniciou os serviços de limpeza da área que também será estabilizada.


DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400