Untitled Document
14/03/2018
Mais ruas são beneficiadas com acessibilidade e pavimentação no Centro Antigo



A CONDER iniciou nesta semana a requalificação urbana de novas ruas nos bairros do Comércio, Calçada, Barbalho, Macaúbas, Nazaré e Centro. As obras para melhorias na acessibilidade de calçadas e pavimentação de vias integram o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado. Estão sendo investidos R$ 124 milhões para a recuperação de mais de 270 ruas em toda a região.
 
Os serviços estão sendo realizados em 76 ruas de diferentes pontos do Centro Antigo de Salvador. Um total de 109 vias, neste local, já tiveram as obras concluídas. Até o final de março, serão mais 19 vias com obras em andamento, na região. São onze bairros, os quais concentram mais de 70% dos equipamentos culturais da cidade, entre eles importantes monumentos históricos.
 
“Além de implementar melhorias em vias antigas, das quais muitas jamais receberam qualquer tipo de manutenção, temos outros desafios com os de logística, canteiro de obra, armazenamento, transporte de material e comunicação prévia com a população que será beneficiada. Tudo isso para evitar ao máximo possíveis transtornos”, explica Maurício Mathias, gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador.
 
Para Mira e Elaine Peixoto, moradoras de Macaúbas, um dos principais benefícios implantados é a uniformização dos passeios. Mãe e filha reclamam da falta de nivelamento das calçadas e dos riscos que representam para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. “Temos consciência da importância da acessibilidade. Não dá pra cada morador fazer do passeio em frente da sua casa o que quer. Essa obra é mais que bem-vinda”, elogia.
 
Social  
 
Um diferencial do projeto é o contato prévio e permanente que a equipe do Social mantém com os moradores das ruas beneficiadas. O objetivo é mostrar previamente cada etapa do projeto e sensibilizar a população sobre a importância de sua participação para o bom andamento da obra.
 
O aposentado Welington Dias, residente em Macaúbas, ressalta que há mais de 30 anos que o bairro não é beneficiado com serviços desse porte. “O bom que, para nós, se ainda houver dúvidas sobre a obra, a Conder disponibilizou telefone e e-mail para fazermos contatos e esclarecê-las. Essa comunicação é importante”, reconhece, referindo-se ao número 3116-6760, para que a comunidade possa tirar dúvidas sobre o projeto, das 8h30 ao meio-dia e de 13h30 às 18h, além de um endereço eletrônico (email) socialpacpav@conder.ba.gov.br
 
Sinalização horizontal
 
A CONDER está iniciando também, nesta semana, a sinalização horizontal de 17 ruas nos bairros da Saúde, Barbalho e Barris. A iniciativa, além de ordenar os veículos em faixas de rolamento, vai garantir maior segurança aos condutores e possibilitar a travessia segura para os pedestres. As vias já contam com nova pavimentação e calçadas acessíveis, como parte do projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado.
 


DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400