Untitled Document
20/03/2018
CONDER realiza encontro para esclarecer pontos da requalificação no Comércio



A CONDER inicia nesta semana as obras de requalificação urbana na região da Conceição da Praia (Comércio). Na tarde desta terça-feira (20), as equipes de Engenharia e Social estiveram reunidos com representantes da Irmandade da Conceição da Praia e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para esclarecer pontos da obra que integram o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado.
 
Ao todo serão investidos R$ 124 milhões para a melhoria da acessibilidade com a pavimentação de vias e requalificação de calçadas em mais de 270 ruas do Centro Antigo de Salvador. O Comércio e Calçada formam o lote 1 do projeto, em que estão sendo investidos R$ 28 milhões para recuperar um total de 51 vias.
 
Os encontros com a comunidade fazem parte da agenda estabelecida pela equipe técnica da CONDER. “A comunicação com a população envolvida é planejada com antecedência. E é neste aspecto que esse projeto tem um importante diferencial: o contato prévio e constante com moradores, empresários e instituições presentes em cada uma das mais de 270 ruas que serão contempladas, em todo o Centro Antigo de Salvador”, explica Sydney Oliveira, coordenadora Social da Diretoria do Centro Antigo de Salvador.
 
Há 10 anos como administradora geral da Irmandade da Conceição da Praia, Marília Silva Dias, soube da obra, quando a equipe de mobilização da CONDER esteve na Igreja da Conceição para entregar o folheto sobre o projeto. “Acredito que a iniciativa vai trazer ótimos benefícios para a região. Vai valorizar o espaço, trazer mais visitantes e turistas, sem falar no conforto e segurança. Muitos idosos frequentam nossa irmandade e a acessibilidade será fundamental para este público”, afirma.
 
O arquiteto Mário Bastos, coordenador do PAC Cidades Históricas do Iphan reforça a opinião de Marília Dias sobre a importância dos serviços de requalificação: “Essa é uma região histórica, que tem necessidade de intervenções. Acredito que o resultado será benéfico, servirá como indutor para possibilitar também a reabilitação dessa parte da cidade”, acrescenta o arquiteto, que coordena a obra de construção do prédio anexo à igreja, que servirá como cerimonial para a Irmandade.


DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400