Untitled Document
24/03/2018
População do Subúrbio receberá atendimento médico na Policlínica de Escada



A forte chuva que caiu na manhã deste sábado (24) não impediu que moradores de todo o subúrbio de Salvador presenciassem o governador Rui Costa assinando a ordem de serviço que autoriza o início imediato das obras de construção da Policlínica de Escada. O evento foi realizado no terreno onde será construída a nova unidade de saúde, na Avenida Afrânio Peixoto. 
 
O principal objetivo das Policlínicas Regionais é oferecer à população atendimento médico para o diagnóstico precoce e tratamentos menos invasivos, antes que os pacientes apresentem doenças em estado crônico. Através da disponibilização de exames e serviços de média complexidade será possível evitar que os principais hospitais da cidade sejam procurados por pacientes com doenças graves e, muitas vezes, em estágio terminal.
 
 

(Fotos: Manu Dias/GOVBA)
 
O governador Rui Costa destacou cerca de 68% da população de Salvador não conta com atendimentos básicos de saúde, o que resulta em hospitais sempre lotados. “Saúde pública de qualidade não é apenas tratamento, mas antes de tudo é prevenção. Nada melhor que o ditado ‘prevenir é melhor que remediar’. Nós temos que nos conscientizar disso”, concluiu Rui. A expectativa é que a policlínica esteja disponível para cerca de um milhão de moradores não apenas de Escada, mas de bairros como Plataforma, Praia Grande, Periperi, Rio Sena, Ilha Amarela, Itacaranha,  Alto da Terezinha, Alto do Cabrito, Lobato e Pirajá.
 
A nova Policlínica de Escada recebe investimentos integrais do Governo do Estado, sendo R$ 15,3 milhões para construção e implantação de equipamentos. A obra, realizada através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER, terá cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, incluindo as salas de atendimento ambulatorial e apoio a diagnóstico, terapia e fisioterapia, apoio técnico, administrativo e logístico. O projeto ainda contempla subestação e grupo gerador, central de resíduos sólidos, além de guarita para controle do acesso de ambulâncias e identificação dos futuros usuários dos serviços de saúde.
 
Durante o evento, o governador anunciou que ainda este semestre a CONDER inicia a reforma e ampliação da Maternidade João Batista Caribé, que fica localizada em Coutos, com investimento estadual de mais R$ 25 milhões. Rui Costa também pontuou outras importantes obras executadas pela CONDER que beneficiam a região do Subúrbio, como Linha Azul, que fará a ligação do Lobato à orla de Pituaçú, através das Avenidas Gal Costa e Pinto de Aguiar e o Programa de Contenção de Encostas, que tem levado segurança a milhares de moradores em zonas de risco. 
 
Policlínicas regionais no interior da Bahia
 
As cidades de Teixeira de Freitas (extremo sul), Irecê (centro norte), Jequié (centro sul) e Guanambi (sudoeste) já contam com policlínicas, que oferecem serviços em até 18 especialidades, como cardiologia, angiologia e endocrinologia, além de serviços de imagem como tomografia, ecocardiograma, ultrassonografia, endoscopia, dentre outros. 
 
No interior, a gestão e manutenção das Policlínicas Regionais será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios consorciados, que vão cobrir os 60% restantes, proporcionalmente à sua população, além de oferecerem deslocamento entre as cidades consorciadas e a cidade-sede da policlínica. 
 
A previsão é inaugurar, ainda este semestre, as unidades regionais de Santo Antônio de Jesus, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas, com expectativa de chegar ao final do ano com 17 policlínicas já construídas ou em construção.


DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400