Untitled Document
26/03/2018
Desfile de modas encerra curso profissionalizante promovido pela CONDER

 

Quem esteve na Associação Beneficente dos Moradores de Nova Esperança (Abene) no sábado (24) encontrou um grupo de mulheres orgulhosas por mostrar os frutos de seis meses de aprendizado em corte e costura. Um desfile de modas encerrou o curso promovido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER, em uma ação integrada às obras de urbanização do bairro. As próprias participantes do curso desfilaram os modelos produzidos por suas colegas e foram aplaudidas pela comunidade e familiares presentes no evento. 
 
Segundo Crislane Souza, assistente social da CONDER, o curso atende a uma demanda da comunidade e também inclui a implantação de uma unidade produtiva de corte e costura. Os equipamentos foram doados à Abene, que vai abrigar e gerir a unidade. Está prevista também a oferta um curso de gerenciamento para fortalecer a economia colaborativa e a geração de renda no bairro.
 
Rejane Costa, uma das participantes, está animada com as possibilidades abertas pelo curso. “Para mim foi maravilhoso, um divisor de águas. Eu já tinha uma noção básica de corte e costura, mas não chegava nem perto dos conhecimentos que adquiri aqui. Agora vou montar meu ateliê na minha casa. Já tenho espaço e só falta comprar o maquinário”, conta ela.
 
 

 
 

A formação em corte e costura foi uma das atividades do Projeto Integrado de Desenvolvimento Socioambiental, o PIDSA Nova Esperança, que acontece em paralelo com as obras de urbanização no bairro e busca resgatar a autoestima da comunidade. Além da capacitação em corte e costura encerrada agora, já foram realizadas formações para eletricista predial, um bloco de cursos de capacitação na área de alimentos e palestra de orientação para formalização de Microempreendedores Individuais (MEI) em coparticipação com o Sebrae. Além disso, foram promovidas duas oficinas de educação ambiental envolvendo crianças das escolas locais, a implantação de uma escolinha de futebol e está sendo finalizada uma cozinha comunitária.
 
As obras da CONDER em Nova Esperança incluem a construção de três conjuntos habitacionais totalizando 411 novas unidades; sistemas de infraestrutura urbana, com 76 km de rede de esgoto e estações elevatórias, 25 km de rede de água, drenagem e pavimentação de ruas, caminhos e passeio, além da construção do Colégio Estadual Nova Esperança, 3 praças e 3 campos de futebol.


DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400