Untitled Document
27/03/2018
Governador entrega obra e autoriza contenção de encosta no Subúrbio Ferroviário



Um dos principais equipamentos construídos no Parque São Bartolomeu, como parte do projeto de requalificação realizado há quatro anos pela CONDER, a creche Heroínas do Lar recebeu as  visitas do governador Rui Costa e do presidente da CONDER, José Lúcio Machado, na manhã desta terça-feira (27), quando foi entregue uma obra de conteção da encosta que fica no fundo do espaço educacional e beneficia uma população de quase 1 mil habitantes.
 
O investimento para estabilizar a área de 110 metros de extensão, que no trecho mais alto chega a 40 metros de altura, foi da ordem de R$ 2,5 milhões, por meio da técnica solo grampeado (2.900 m²). Serviços de drenagem, com a instalação de 150 metros de canaletas, também foram executados.
 
De acordo com o diretor de Habitação e Urbanização Integrada da CONDER, Deusdete Fagundes, o conceito sustentável desenvolvido para o padrão construtivo da creche, que está em uma área de preservação ambiental, foi mantido no projeto de contenção da encosta. “Além dos grampos e do concreto projetado que irão estabilizar a encosta, foi utilizada uma manta verde com cobertura vegetal que assegura uma temperatura ambiente mais agradável”.
 
A creche Heroínas do Lar atende diariamente 260 crianças em tempo integral, desde a pré-escola até o terceiro ano do ensino fundamental. A diretora do espaço, Kellen Naves, ressalta a segurança que as obras de contenção trarão para as famílias. “Tivemos um deslizamento há tempos atrás que nos deixou muito assustados, durante um período de chuvas. A CONDER então veio, fez os estudos e agora, após a obra, pode chover que o nosso sentimento é de tranquilidade e segurança”.
 

 
Após visitar a creche, o governador seguiu para a Boa Vista do Lobato, onde foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de contenção de uma encosta de 330 metros na Rua Maria Isabel. O investimento previsto é da ordem de R$ 6,4 milhões, beneficiando uma população de 1665 pessoas com a execução de serviços de estabilização em solo grampeado em uma área de 10.872m² e serviços complementares de drenagem e urbanização, incluindo implntação de guarda-corpo (250 metros), escadarias (125 metros) e canaletas e descida de água (750 metros).
 
“Hoje nós fizemos duas atividades na capital. A primeira, uma inauguração importante, em um lugar onde circulam muitas crianças. Era uma demanda urgente e agora a contenção da encosta está pronta. Estou feliz, porque a comunidade reconhece esse nosso trabalho, que não para. Depois da entrega, vim aqui assinar a ordem de serviço para a construção de mais uma contenção, com o mesmo objetivo, que é o de salvar vidas”, destacou o governador.


DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400