Untitled Document
03/04/2018
Governador autoriza obras de macrodrenagem na bacia dos rios Ipitanga e Joanes



Milhares de famílias que vivem em áreas de frequentes alagamentos em Lauro de Freitas - nas proximidades do rio Ipitanga e de seus afluentes -, serão beneficiadas pelas obras de macrodrenagem que foram autorizadas pelo governador Rui Costa na manhã desta terça-feira (03), durante visita ao município, acompanhado pela prefeita Moema Gramacho, o presidente da CONDER, José Lúcio Machado, deputados, vereadores e representantes de entidades da sociedade civil. 
 
O investimento de R$ 168,7 milhões contempla quase 14 km de extensão, no trecho entre a Barragem de Ipitanga I e o encontro dos rios Ipitanga e Joanes. O contrato celebrado pela CONDER com o Consórcio Ipitanga inclui desenvolvimento do projeto executivo, intervenções físicas com a requalificação de canais, dessasoreamento, urbanização, revegetação, implantação de parque linear com equipamentos urbanos e trabalho social. Está previsto o remanejamento de 960 famílias que ocupam as áreas de proteção do rio e terão a opção de receber indenização ou uma nova moradia. 
 
Na oportunidade, o governador destacou que trata-se de mais um obra estruturante realizada pelo Governo do Estado em Lauro de Freitas, assim como o Hospital Metropolitano, a Via Metropolitana e a Estação de Metrô do Aeroporto, que vai elevar de forma significativa a qualidade de vida. 
 
“Essa obra vai cumprir duas funções. A prioritária é a de evitar alagamentos e evitar que pessoas percam suas vidas, suas casas, seu patrimônio em época de chuva. O outro objetivo é entregar ao município um parque linear com equipamentos de lazer, ciclovia, campo de futebol, quadra, parque infantil e aparelhos de ginástica. Então, além de serem urbanizados, esses locais vão oferecer lazer à comunidade”, explicou o governador.
 
 

De acordo com o diretor de Habitação e Urbanização Integrada da CONDER, Deusdete Fagundes, os alagamentos serão evitados a partir da requalificação de nove canais e da  implantação de seis reservatórios de amortecimento, que serão áreas dotadas de equipamentos que também funcionarão como diques. “O objetivo dos reservatórios é reter as águas pluviais nos períodos de chuvas mais intensas, evitando, assim, inundações ao longo do curso do rio”, explica. 
 
Uma das localidades beneficadas pelas obras é o Jardim das Margaridas, no bairro de Itinga. O presidente da Associação de Moradores, Welington Pereira, aguarda com expectativa os benefícios anunciados. “Essa obra vai trazer conforto para a comunidade, que quando chove muito no inverno fica ilhada, convivendo com os alagamentos nas residências e comércios. O Governo do Estado está cumprindo uma promessa que foi feita. Os equipamentos vão evitar que os jovens se deixem levar pelo uso de drogas”.


DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400