Untitled Document
05/04/2018
CONDER inicia execução de projeto de drenagem em ruas do Comércio



A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) inicia, nesta quinta-feira (5), a execução do projeto de drenagem em vias do bairro do Comércio. Já foram concluídas as obras em nove ruas da região, sendo que em outras 31 delas os serviços continuam em andamento, num trabalho que inclui recuperação dos passeios para melhoria na acessibilidade. As intervenções integram o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado, de pavimentação de vias e requalificação de calçadas em mais de 270 ruas em toda a região antiga da cidade.

O Comércio e a Calçada formam o lote 1 do projeto. Estão sendo investidos R$ 28 milhões para recuperar 51 vias, sendo que em 24 desse total será executado o projeto de micro e macro drenagem. “Estamos iniciando hoje a drenagem das ruas para facilitar o escoamento das águas pluviais e evitar o alagamento. Só depois vamos realizar a pavimentação”, explica o gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/CONDER), Maurício Mathias. 

Interdição

Para a execução dos serviços, o trânsito será parcialmente interditado e não será possível estacionar nessas vias. Inicialmente, os operários vão trabalhar nas ruas Lauro Muller, Corpo Santo, Visconde do Rosário, Frederico de Castro Rabelo, Santos Dumont, Portugal e Pinto Martins. A previsão é que até o final do mês de abril a drenagem seja iniciada em 12 ruas da região do Comércio. “A obra será feita por etapas. No mês de maio mais oito vias estarão sendo contempladas e em junho outras quatro ruas terão a drenagem em andamento”, esclarece Maurício Mathias, lembrando que as calçadas já foram requalificadas e que a pavimentação será feita depois dos serviços de drenagem.

 

 

A obra geralmente começa com a requalificação dos passeios com melhorias na acessibilidade para em sequência serem iniciadas as intervenções na pista, com a recuperação da via. A instituição coloca à disposição o número 3116-6760 para que a comunidade possa tirar dúvidas sobre o projeto, das 8h30 ao meio-dia e de 13h30 às 18h, além de um endereço eletrônico (email) socialpacpav@conder.ba.gov.br

Na região do Comércio, foi criada a Comissão de Acompanhamento de Obra (CAO), instituída pelos empresários, para reuniões mensais e visitas técnicas junto à equipe da Conder, quando são discutidos pontos dos serviços que estão sendo realizados na área.

Pelas Ruas

As intervenções já estão melhorando o acesso das pessoas a diversos pontos do Centro Antigo de Salvador, bem como tornando mais confortável a mobilidade por ruas, praças e travessas. Esta é uma das primeiras grandes obras brasileiras de urbanização que seguem as normas de acessibilidade e o desafio de implantar melhorias em ruas antigas, muitas das quais nunca tinham sido beneficiadas com um projeto deste porte.

Ao todo serão investidos R$ 124 milhões para a melhoria da acessibilidade com a pavimentação de mais de 270 vias e requalificação de calçadas.

DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400