Untitled Document
25/04/2018
Novas obras de manutenção de imóveis do Centro Antigo

 

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER convoca a empresa FCE Engenharia LTDA. para assinatura do contrato para início das obras de manutenção de imóveis localizados no Centro Antigo de Salvador (Licitação nº 008/2018 - modalidade concorrência).

A gestão e fiscalização do contrato serão realizados por meio da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas). A região CHS é Patrimônio da Humanidade, tombada pela Unesco e pelo Iphan. Possui área de 78 hectares e contém cerca de 2.400 imóveis, sendo que desse total, 320 são de propriedade do Governo do Estado. São imóveis de grande valor arquitetônico, paisagístico e histórico, sendo, portanto imprescindível a sua manutenção.
 
CONDER realiza manutenção constante no CAS

As edificações antigas precisam de cuidados para evitar danos estruturais. A manutenção desses imóveis compreende também os aspectos arquitetônicos, como as sancas e elementos decorativos, preservando suas características originais, a exemplo da Igreja Nossa Senhora da Conceição do Tororó, construída em 1871, na Rua da Capelinha, que também tem sua fachada e área externa (execução da escada frontal da igreja, com guarda-corpo em balaustradas, recolocação do Cruzeiro, pintura da fachada e iluminação) sendo recuperadas pela CONDER.
 
O desgaste provocado pela exposição a chuva e ao sol prejudicam a estrutura e pintura dos imóveis, a exemplo da Igreja Nossa Senhora da Saúde, construída em 1723. A CONDER está realizando a limpeza e pintura da fachada da igreja, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que também autorizou a execução dos serviços.

Entre os meses de outubro de 2017 e janeiro de 2018, a CONDER recuperou a área externa de 111 casarões do Centro Histórico de Salvador. São imóveis que compõem a paisagem de um dos mais importantes pontos da capital baiana, a exemplo da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, da Fundação Casa de Jorge Amado, do Teatro Miguel Santana, entre outros.

A CONDER também realizou a limpeza e pintura externa do Lar Franciscano Asilo Santa Izabel, palacete em estilo colonial do século XIX, tombado pelo Governo do Estado, desde 2002. “Já concluímos também a instalação da iluminação cênica do prédio e estamos finalizando a construção da Praça do Lar Franciscano, mais uma área de lazer para a população”, declara Maurício Mathias, referindo-se ao espaço com 470 metros quadrados e entrada para a Baixa dos Sapateiros.



DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400