Untitled Document
11/06/2018
Autorizada obra de macrodrenagem no Subúrbio Ferroviário



A região do Súburbio Ferroviário, onde está localizado o Dique do Cabrito, será contemplada por obras de macrodrenagem que prometem solucionar um drama recorrente na vida de milhares de famílias: as inundações e alagamentos nos períodos de chuvas mais intensas.
 
A ordem de serviço que autoriza a CONDER a iniciar os trabalhos foi assinada na manhã desta segunda-feira (11), pelo governador Rui Costa, em solenidade que contou com as presenças dos presidentes da CONDER,  José Lúcio Machado, e da Embasa, Rogério Cedraz, autoridades municipais e estaduais, além de lideranças comunitárias e moradores.
 
“Essa obra de macrodrenagem abrange toda essa bacia desde Pirajá, Marechal Rondon, chegando até o subúrbio, enfim, várias localidades que são atingidas por alagamentos porque o canal está entupido, ou houve construção nos canais. A partir desta obra as pessoas vão morar num lugar decente, que não alague”, afirmou o governador.
 
De acordo com o diretor de Habitação e Urbanização Integrada da CONDER, Deusdete Fagundes, a área do entorno do Dique do Cabrito é caracterizada por intensa ocupação urbana que demanda soluções integradas de drenagem, envolvendo a bacia de Pirajá, o canal existente no bairro de Marechal Rondon, a Enseada do Cobre e a Enseada dos Tanheiros.
 

“A intervenção prevê a requalificaçãao de onze canais, com larguras que variam de 1,5 à 8 metros, totalizando 3.359 metros de extensão, além da urbanização de uma lagoa que será utilizada para amortecimento das cheias e contará  com um ciclovia de aproximadamente 550 metros”.
 
O Investimento total previsto é da ordem de R$ 30 milhões, incluindo o valor de R$ 1,3 milhão para o desenvolvimento do trabalho social, desde o diagnóstico socioeconômico à elaboração e execução dos projetos. Na oportunidade, o governador anunciou ainda que paralelamente às obras de macrodreagem da CONDER, a Embasa irá trabalhar para realizar as ligações  das casas que ainda não estão conectadas à rede de esgoto, melhorando a condição ambiental das lagoas que formam o Dique do Cabrito.
 
Morador do Alto do Cabrito, Gilberto Alves, comemorou o fim da espera pelas obras que irão mudar a realidade da comunidade. “Graças à Deus agora está acontecendo. Toda  chuva forte a agua que vem de Pirajá, desce com violência, levando móveis e a tranquilidade de pessoas carentes. Então a obra vai ajudar muito”.     


DIVULGAÇÃO
Av. Edgar Santos, 936 - Narandiba - CEP: 41.192-005 - Salvador -BA / Tel.: (71) 3117-3400