Novo Padrão Operacional de Indenização é criado por iniciativa de funcionários da Dihab

Conder
Técnico Tiago França entrevista moradora para realização de cadastro imobiliário

Quando o assunto é desapropriação de imóveis e indenização, praticamente todo profissional que trabalha na execução de obras da CONDER tem uma história de dificuldade para contar. Foi com a intenção de facilitar os processos e diminuir ao máximo o retrabalho, que o técnico em edificações Marcelo Lima, supervisor de Indenizações na Dihab, teve a iniciativa de criar o ’Padrão Operacional de Indenização - PO-DIHAB-02’, que organiza uma série de procedimentos e estabelece uma sequência de ações referentes ao Processo de Indenização, desde o cadastro do imóvel até a negociação final com o beneficiário.

“Os processos de indenização retornavam com muita frequência para correções, principalmente em função da falta de conhecimento das necessidades do setor subsequente, e isso tornava a tramitação do processo ainda mais demorada e propensa a constantes erros. Outro fator que motivou a criação do padrão foi a possibilidade de democratizar as informações, dando acesso a um maior número de pessoas e setores da CONDER, beneficiando a empresa como um todo”, explica Marcelo Lima.

O técnico em edificações lembra que ao chegar na CONDER percebeu que já era utilizado um formulário que servia de base para os cadastros, porém existiam variações com relação à sua utilização, dificultando as etapas seguintes do processo. Ele convidou colegas dos setores Social e de Avaliação, além de engenheiros e outros técnicos em edificações e, juntos, foram entendendo as necessidades e dificuldades de cada um deles, até chegarem no formato do novo padrão desenvolvido em conjunto.

“A gestão pública precisa de iniciativas como essa. Trabalhos colaborativos que aproveitem a experiência e o conhecimento de cada profissional envolvido vão tornar os nossos processos mais organizados e eficientes, não apenas da Dihab, mas em todas as diretorias da CONDER que buscam otimizar seus procedimentos”, destaca José Trindade, presidente da Companhia.

Engajamento dos profissionais envolvidos garante o sucesso do Padrão Operacional de Indenização

Desde o início, a criação do PO-DIHAB-02 contou com o apoio de profissionais de diversas áreas: Welington Santana e Ibsen Sales (técnicos em edificações), Bruno Soromenho (engenheiro do Setor de Avaliação), Adeodato Cravo (NGE),  Ana Lívia Falcão e Vívian Vieira (assistentes sociais), além do apoio de Graziane Amorim (coordenadora do Social) e dos ex-colegas Eduardo Neves (engenheiro civil) e Nei Cardim (economista) que por mais de 30 anos atuaram na extinta Comissão de Avaliação e Desapropriação - COADE. "O engajamento dos profissionais é fundamental para o desenvolvimento das ações da CONDER. Esse é um exemplo a ser seguido" destaca Maurício Mathias, diretor da Dihab.

“Partimos do fazer, do dia a dia do trabalho. Buscamos verificar quais as exigências de cada setor envolvido, quais documentações eram imprescindíveis e como poderíamos contribuir ou melhorar cada etapa do processo. Acreditamos que a documentação produzida possa ser adotada por outras diretorias, dado que o processo de indenização, em âmbito institucional, não difere em essência do material elaborado”, destaca Vitor Mascarenhas, supervisor da Unidade de Planejamento Social - UNSOC I/COSOC, que auxiliou de forma fundamental para finalização do novo padrão.

Acesso ao Padrão Operacional de Indenização - PO-DIHAB-02

Os profissionais da CONDER que trabalham com cadastramento de imóveis, ou demais interessados, podem ter acesso aos formulários através da Intranet, no campo PADRONIZAÇÃO CONDER: Normas e Procedimentos - Indenização PO-DIHAB-02 e  PADRONIZAÇÃO CONDER: Formulários - Indenização.

Os formulários disponibilizados no padrão possibilitam a inclusão de formatos de desenho em DWG, extensão de arquivos de desenho em 2D e 3D originários do software AutoCAD, além de conter um carimbo padronizado nos moldes da CONDER, isto é, uma área localizada no rodapé da página à direita, com informações descritivas do projeto.