Novo Padrão Operacional de Indenização é criado por iniciativa de funcionários da Dihab

Área de Atuação
Conder
Técnico Tiago França entrevista moradora para realização de cadastro imobiliário
Técnico Tiago França entrevista moradora para realização de cadastro imobiliário

Quando o assunto é desapropriação de imóveis e indenização, praticamente todo profissional que trabalha na execução de obras da CONDER tem uma história de dificuldade para contar. Foi com a intenção de facilitar os processos e diminuir ao máximo o retrabalho, que o técnico em edificações Marcelo Lima, supervisor de Indenizações na Dihab, teve a iniciativa de criar o ’Padrão Operacional de Indenização - PO-DIHAB-02’, que organiza uma série de procedimentos e estabelece uma sequência de ações referentes ao Processo de Indenização, desde o cadastro do imóvel até a negociação final com o beneficiário.
 
“Os processos de indenização retornavam com muita frequência para correções, principalmente em função da falta de conhecimento das necessidades do setor subsequente, e isso tornava a tramitação do processo ainda mais demorada e propensa a constantes erros. Outro fator que motivou a criação do padrão foi a possibilidade de democratizar as informações, dando acesso a um maior número de pessoas e setores da CONDER, beneficiando a empresa como um todo”, explica Marcelo Lima.
 
O técnico em edificações lembra que ao chegar na CONDER percebeu que já era utilizado um formulário que servia de base para os cadastros, porém existiam variações com relação à sua utilização, dificultando as etapas seguintes do processo. Ele convidou colegas dos setores Social e de Avaliação, além de engenheiros e outros técnicos em edificações e, juntos, foram entendendo as necessidades e dificuldades de cada um deles, até chegarem no formato do novo padrão desenvolvido em conjunto. 

“A gestão pública precisa de iniciativas como essa. Trabalhos colaborativos que aproveitem a experiência e o conhecimento de cada profissional envolvido vão tornar os nossos processos mais organizados e eficientes, não apenas da Dihab, mas em todas as diretorias da CONDER que buscam otimizar seus procedimentos”, destaca José Trindade, presidente da Companhia.
 
 
Engajamento dos profissionais envolvidos garante o sucesso do Padrão Operacional de Indenização
 
Desde o início, a criação do PO-DIHAB-02 contou com o apoio de profissionais de diversas áreas: Welington Santana e Ibsen Sales (técnicos em edificações), Bruno Soromenho (engenheiro do Setor de Avaliação), Adeodato Cravo (NGE),  Ana Lívia Falcão e Vívian Vieira (assistentes sociais), além do apoio de Graziane Amorim (coordenadora do Social) e dos ex-colegas Eduardo Neves (engenheiro civil) e Nei Cardim (economista) que por mais de 30 anos atuaram na extinta Comissão de Avaliação e Desapropriação - COADE. "O engajamento dos profissionais é fundamental para o desenvolvimento das ações da CONDER. Esse é um exemplo a ser seguido" destaca Maurício Mathias, diretor da Dihab.  
 
“Partimos do fazer, do dia a dia do trabalho. Buscamos verificar quais as exigências de cada setor envolvido, quais documentações eram imprescindíveis e como poderíamos contribuir ou melhorar cada etapa do processo. Acreditamos que a documentação produzida possa ser adotada por outras diretorias, dado que o processo de indenização, em âmbito institucional, não difere em essência do material elaborado”, destaca Vitor Mascarenhas, supervisor da Unidade de Planejamento Social - UNSOC I/COSOC, que auxiliou de forma fundamental para finalização do novo padrão.
 
 
Acesso ao Padrão Operacional de Indenização - PO-DIHAB-02
 
Os profissionais da CONDER que trabalham com cadastramento de imóveis, ou demais interessados, podem ter acesso aos formulários através da Intranet, no campo PADRONIZAÇÃO CONDER: Normas e Procedimentos - Indenização PO-DIHAB-02 e  PADRONIZAÇÃO CONDER: Formulários - Indenização.
 
Os formulários disponibilizados no padrão possibilitam a inclusão de formatos de desenho em DWG, extensão de arquivos de desenho em 2D e 3D originários do software AutoCAD, além de conter um carimbo padronizado nos moldes da CONDER, isto é, uma área localizada no rodapé da página à direita, com informações descritivas do projeto.

Tags