Governo do Estado entrega primeiro trecho da Avenida 29 de Março

Mobilidade

DJI_0011 por Nilton Souza_web_500.jpg

As obras de mobilidade urbana do Governo do Estado realizadas nos últimos anos pela CONDER - Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e integradas à expansão do metrô, foram decisivas para a melhoria do trânsito e do sistema de transporte em Salvador, fazendo a capital baiana se destacar entre as que mais evoluíram nessa área.

E como o trabalho não para, mais uma intervenção viária foi entregue à população na manhã desta sexta-feira (23): a Avenida 29 de Março, que homenageia o aniversário de fundação da cidade. Projetada como parte do corredor transversal alimentador do metrô (Linha Vermelha), que conectará a Orla Marítima à BR - 324, a nova via teve o primeiro trecho liberado após visita realizada pelo governador Rui Costa, acompanhado por secretários estaduais e outras autoridades, entre as avenidas Orlando Gomes e Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto).  Um investimento da ordem de R$ 78,3 milhões foi realizado neste trecho.

“Na história de Salvador é a primeira vez que se corta transversalmente a cidade. Com isso, quatro estações do metrô estão sendo interligadas: Bairro da Paz e Águas Claras, Pituaçu e Pirajá, garantindo que em cinco minutos as comunidades possam acessar ahjvs estações. Após a conclusão dessas obras, poderemos nos orgulhar que a nossa capital terá a melhor mobilidade urbana do país”, destacou o governador.

O novo sistema viário da Avenida 29 de Março segue o padrão já adotado na Orlando Gomes, com pista dupla, sendo três faixas de tráfego por sentido, uma delas com capacidade para operar o sistema BRT, passeios com acessibilidade, ciclovia, iluminação em LED, sinalização horizontal e vertical, além de paisagismo em toda sua extensão. Serviços complementares de macrodrenagem no rio Jaguaribe, de implantação de três pontilhões e um novo viaduto, e ainda de acessos aos condomínios existentes no entorno também foram realizados.

DSC_0721_web_500.jpg

Trabalhador da área de serviços gerais, há dois anos, José Luiz da Conceição acompanhou o evento com satisfação por participar da construção da avenida, após passar um período sem oportunidade de emprego. “Graças a Deus estou sustentando minha família. Quando a gente começa a trabalhar, as coisas melhoram. É maravilhoso a gente inaugurar mais uma obra, pelo esforço da nossa categoria que é unida, trabalhando noite e dia”.

Novos Trajetos

De acordo com o diretor de Obras Estruturantes da CONDER, Sérgio Silva, “a liberação deste primeiro trecho da avenida 29 de Março irá facilitar a rotina de quem vive nos bairros e condomínios que ficam nas proximidades da Estrada Velha do Aeroporto, como Nova Brasília, Alphaville II e Fazenda Grande, reduzindo os deslocamentos e, consequentemente, gerando uma economia de tempo que se traduz em qualidade de vida para milhares de famílias”.

Ele destaca, ainda, que outros locais também devem ser beneficiados com os novos seis trajetos criados (ver mapa), a partir da liberação da via, que contribuirá para a redução dos congestionamentos com a retirada de parte do fluxo de veículos em áreas como Trobogy, Avenida Paralela, São Cristóvão e Via Regional.

Linha Vermelha

O projeto de implantação da Linha Vermelha faz parte do conjunto de intervenções do Governo do Estado para a modernização da infraestrutura viária de Salvador, viabilizando a integração dos diversos modais de transporte, individual e coletivo.

A criação de um corredor transversal de ligação da Orla Marítima com a BR- 324, passando pelas avenidas Orlando Gomes e Luís Viana Filho (Paralela), Baixo do Rio Jaguaribe e Avenida Regional, representa uma nova dinâmica no fluxo de circulação de veículos, bens e serviços, potencializando a geração de emprego e renda com a atração de novos empreendimentos.

A execução do projeto da Linha Vermelha foi definida por etapas, priorizando a funcionalidade dos trechos que impactassem diretamente na melhoria do trânsito. Dessa forma, os dois primeiros trechos concluídos e em pleno funcionamento foram a duplicação da Avenida Orlando Gomes e o novo sistema viário de ligação da BR-324 com o bairro de Águas Claras.

Atualmente, o trecho final da Avenida 29 de Março, entre a Estrada Velha do Aeroporto e a Via Regional, está com obras de terraplanagem e macrodrenagem em execução, com a expectativa de conclusão dos serviços no primeiro semestre de 2019.