CONDER apresenta resultado de ação social em Nova Esperança

Feira aconteceu na localidade de Bom Sucesso

A CONDER apresentou, neste final de semana, a avaliação do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sócio-Ambiental (PIDSA) na comunidade de Nova Esperança. Representantes das equipes do Social e da Engenharia mostraram a evolução das obras de infraestrutura e das ações sociais realizadas na região, durante uma feira comunitária na localidade de Bom Sucesso. Lá foram oferecidos serviços odontológicos e de saúde, oficinas de plantio de mudas, palestras sobre currículo e mercado de trabalho, além de atividades culturais para os moradores.

O projeto de Nova Esperança foi dividido em 6 etapas, sendo cinco já finalizadas, com a construção de 411 novas moradias, pavimentação de ruas, drenagem e equipamentos comunitários, entre eles praças, cozinha coletiva, centros de Informática e Corte e Costura. “No momento, estamos concluindo serviços de urbanização, como a construção do centro comunitário, de uma ciclovia, calçadas, entre outros”, esclarece Maurício Mathias, diretor de Habitação e Urbanização Integrada da CONDER.

As obras de urbanização integrada, voltadas para a melhoria da qualidade de vida de comunidades carentes, estão atreladas aos projetos sociais. Por meio do PIDSA, é realizado um diagnóstico social que direciona o trabalho com a comunidade, que participa no desenvolvimento de ações, tais como oficinas e cursos voltados para a geração de emprego e renda, educação ambiental, autoestima, entre outros.

“O PIDSA reafirma o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento integrado dos territórios. Além da execução das intervenções, são investidos recursos em sua avaliação, o que possibilita identificar os acertos e as oportunidades de melhorias para os próximos projetos”, explica Graziane Amorim, coordenadora da equipe do Social da CONDER.

Feira de serviços

Durante a feira de serviços realizada na localidade de Bom Sucesso, foram oferecidos aos moradores atendimento médico e odontológico, como aferição de pressão, vacinação, avaliação nutricional e saúde bucal. Entre os 15 estandes de instituições estaduais parceiras, o público também pôde assistir palestras sobre o mercado de trabalho, assim como tirar dúvidas sobre o Bolsa Família e receber orientação jurídica no Balcão de Justiça.

“Estou com a esperança de encontrar uma vaga no mercado de trabalho. Não tenho muita experiência, mas o que não me falta é vontade”, revelava a estudante do ensino médio Vandressa Santana, 19 anos, enquanto esperava o atendimento no estande da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, que marcou presença junto com as secretarias estaduais de Saúde, Meio Ambiente, além da Fundação José Silveira, do Centro de Referência da Família de Nova Esperança, Centro de Controle de Zoonoses e Limpurb.

Durante toda a manhã, ocorreram atividades voltadas para o público infantil, além de exposição de roupas produzidas, durante as oficinas de corte e costura e o plantio de mudas realizado pelas crianças, numa área próxima ao campo de futebol.

Para a dona de casa Isanete Raimunda dos Santos, além do sonho da casa própria, o projeto de Nova Esperança representa uma conquista profissional. “Aprendi a fazer compotas. A gente imagina que é simples, mas existe todo um processo de higienização dos alimentos, conservação. Requisitos importantes para podermos comercializar com segurança”.

Sua vizinha, Elaine Pereira, também não esconde a alegria e acrescenta que as intervenções realizadas pela CONDER transformaram completamente a região. “Meu filho, por exemplo, realiza uma atividade física, graças ao campo de futebol que temos à nossa disposição. É ali que a gente também pode se exercitar, fazendo caminhada. Tem até um grupo de mulheres que joga futebol toda a semana. O espaço é muito bom”, comemora.

Encerramento do Projeto Social em Nova Esperança

Representantes das equipes do Social e da Engenharia mostraram a evolução das obras de infraestrutura e das ações sociais realizadas na região, durante uma feira comunitária, na localidade de Bom Sucesso, onde foram oferecidos serviços odontológicos e de saúde, oficinas de plantio de mudas, palestras sobre currículo e mercado de trabalho, além de atividades culturais para os moradores.

20/07/2018