Rua Ruy Barbosa será parcialmente interditada este final de semana

Centro Antigo de Salvador
Rua Ruy Barbosa.
Rua Ruy Barbosa. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Rua Ruy Barbosa, que faz esquina com a Rua Chile, e está  localizada entre a Praça Castro Alves e a Ladeira da Praça, no Centro Histórico de Salvador (CHS), ficará interditada no seu trecho inicial a partir de amanhã (18), das 7h, até domingo (20) às 18h.

A interdição deve-se a serviços de Requalificação que estão sendo feitos na Rua Chile sob coordenação da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (SEDUR).

Na segunda-feira (21) o trânsito da Rua Ruy Barbosa já estará normalizado.

A interdição atende serviços que estão sendo feitos paralelamente na Rua Chile, para a instalação de dutos, onde serão colocadas as redes públicas de eletricidade e telefonia, que antes estavam ‘aéreas’ entre os postes.

História

A Rua Ruy Barbosa era a delimitação da parte Leste do primeiro traçado da Cidade do Salvador na segunda metade do século XVI.

Desde a segunda metade do século XX é conhecida por abrigar os sebos - lojas com livros usados -, hotéis e lojas de antiguidades. Atualmente tem também um prédio Anexo da Câmara de Vereadores da cidade.

É no número 12 desta rua que nasceu e morou até os 16 anos (de 1849 a 1865) o jurista baiano de projeção internacional que deu nome ao logradouro: Ruy Barbosa.

Rua Chile

Os serviços na Rua Chile estão bastante adiantados. Já foi realizada a extração da camada de asfalto antigo, a construção de travessias com sinalização em piso tátil e implantação de faixa de pedestres em paralelepípedo vermelho e cinza. Os trilhos da antiga Rua Chile, por onde passou a primeira linha de bonde no país, também voltam a aparecer com a nova requalificação.

Pelas Ruas do Centro Antigo

Considerada a primeira via pública do Brasil, desenhada no século XVI pelo Luís Dias, sob as ordens do então Governador Tomé Souza, a Rua Chile é um dos principais cartões postais da capital baiana.

Sua requalificação integra o Projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, que está pavimentando vias e requalificando calçadas com melhorias na acessibilidade. Um investimento de R$ 124 milhões, beneficiando 313 ruas, em 11 bairros da região antiga da cidade, incluindo a Rua Chile e mais 17 ruas do Centro Histórico de Salvador.