Obras de contenção de encosta iniciam em São Marcos e equipe da CONDER tira dúvidas dos moradores

Área de Atuação
Habitação, Encostas e Macrodrenagem
.

A comunidade de São Marcos vai ganhar mais segurança e bem estar com as contenções de encostas realizadas pelo Governo do Estado através da CONDER. As obras dos dois primeiros painéis, na rua Rosalvo Carvalho Silva, já começaram e até o final de 2020 devem ser concluídos os nove previstos para o bairro, incluindo também a rua 2ª travessa do campo. O investimento total é de R$2,3 milhões e inclui pavimentação das duas vias e recuperação de escadas. Nesta quinta-feira (05) a equipe de serviço social e engenharia da CONDER esteve na Associação Beneficente Recreativo do Bairro de São Marcos para conversar com os moradores sobre a obra e tirar dúvidas. 

A assistente social Elaine França explicou que, nessa primeira fase, 28 famílias que estão muito próximas à obra precisarão sair de suas casas por segurança. Mas não é definitivo, elas retornarão  quando a contenção estiver terminada e durante esse período receberão aluguel social do Governo do Estado. Ronaldo Santos da Silva é um dos beneficiados, “Eu moro na parte de baixo da encosta e nessa chuva de agora perdi sofá e várias coisas porque alagou, está perigoso. Agora vou procurar uma casa para alugar e com a obra, graças a Deus, vai melhorar. Vai ser melhoria para todo mundo”, comemora.  

No encontro que reuniu quase 50 moradores, o engenheiro Luis Paulo Gonçalves da Silva apresentou o projeto técnico da obra, que usará as técnicas de solo grampeado e revestimento em grama. Foi oportunidade também para tirar dúvidas e até fazer reivindicações: “Quando vem uma obra dessa, as expectativas são imensas. O maior benefício será a encosta em si, mas os jovens que procuram emprego esperam também ser contemplados. Queremos um benefício na forma de trabalho e emprego”, pontuou o líder comunitário Marcos Silva Santos. A equipe da CONDER informou que a seleção da equipe é realizada pela empresa contratada para realizar a obra, que já existem trabalhadores da região atuando e que pode recomendar que a comunidade seja priorizada nas contratações que ainda venham a ser realizadas. 

Morador das proximidades da encosta o encarregado de obra, Cléber Marcus Simão, é um desses trabalhadores locais, “É uma satisfação. É gratificante estar aqui ajudando na comunidade onde nasci e fui criado. Para mim é especial fazer parte disso”, conta. Após a reunião, com a presença de Cléber, os técnicos da CONDER visitaram algumas das casas para tirar dúvidas mais específicas e alinhar recomendações com a equipe de obras. Ana Carla dos Santos e o marido estiveram na reunião e saíram mais seguros dos benefícios “Nós estávamos com algumas dúvidas em relação à saída dos imóveis e conseguimos resolver hoje. Estou feliz em saber que a obra não será de geomanta, que será uma encosta mesmo com material mais resistente. Vai trazer mais segurança para nós, estou muito feliz”,  exclama.

Programa de Contenção de Encostas 

A intervenção em São Marcos faz parte do Programa de Contenção de Encostas, executado pelo Governo do Estado. No total, são 107 áreas de risco alto ou muito alto de Salvador com obras sob a responsabilidade da CONDER, definidas a partir do mapeamento disponibilizado pela Defesa Civil Municipal, que integra o Plano Diretor de Encostas da capital. 

Até o momento, os serviços de contenção já foram concluídos em 50 áreas, especialmente na região do Subúrbio e do miolo, levando segurança e mais tranquilidade para uma população de mais de 101 mil pessoas. Os investimentos já realizados se aproximam da marca de R$ 60 milhões, em parceria com o Governo Federal.