Obra de contenção de encosta é entregue na Bela Vista do Lobato

Contenção de Encosta na Bela Vista do Lobato
Uma área de 11 mil metros quadrados foi estabilizada

Mais uma obra de contenção de encosta realizada pela CONDER, no Subúrbio Ferroviário, foi entregue na manhã desta terça-feira (04) pelo governador Rui Costa. Desta vez, a comunidade da Bela Vista do Lobato foi a beneficiada por um investimento de R$ 3,5 milhões na estabilização de uma área de mais 11 mil metros quadrados, totalizando 13 painéis em solo grampeado e revestimento vegetal, além de serviços complementares de drenagem e acessibilidade, como tubos e canaletas, escadarias e guarda-corpo.

Entre as famílias beneficiadas está a de Vivaldo Rodrigues, prestes a completar 50 anos, que mora na Alameda A5, desde criança. Conhecido por cultivar ervas medicinais no seu quintal, ele sempre recorre aos chás, quando a esposa ou algum vizinho relata mal-estar. “Tenho uma farmácia natural com vários tipos de plantas que favorecem a saúde, inclusive a folha do anador, que uso quando minha esposa sente dor de cabeça”.

Sobre a realidade no local, após a conclusão das obras, Vivaldo é só gratidão pela dedicação das equipes técnicas e o fim da insegurança no período de chuvas. “Antes a gente sofria com a má qualidade do sono, pelo medo de dormir e a encosta desabar. Agora ficamos felizes com o serviço bem feito, além das calhas que direcionam a água e nos livram das enchentes em nossas residências”.

Durante a entrega das obras, o governador Rui Costa destacou a importância dos serviços de contenção entregues, além de enumerar os diversos investimentos realizados na região que garantem mais qualidade de vida e a geração de empregos, como, por exemplo, as obras de mobilidade do VLT, do metrô, da Linha Azul (com entrega da Ligação Lobato Pirajá prevista para março), a policlínica de Escada, a maternidade João Batista Caribé e uma escola de tempo integral que será erguida no Lobato.

“Aqui no subúrbio nós estamos fazendo dezenas de encostas. Quando iniciei esse programa me perguntavam muito porque eu me dedicava tanto a obras que não seriam de responsabilidade do Governo do Estado. E é justamente pra evitar que a gente veja tragédias como as que já aconteceram no passado recente que vamos continuar fazendo esse investimento, porque isso significa salvar vidas”, afirmou o governador Rui Costa.

Abrangência

Estão sendo contemplados 47 bairros de Salvador e outros três de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com as obras em 110 áreas consideradas como de risco alto e muito alto, somando um investimento de R$ 216 milhões. Os locais para a execução dos serviços foram definidos a partir do mapeamento disponibilizado pela Defesa Civil Municipal, que integra o Plano Diretor de Encostas da capital. No total, 51 encostas já foram concluídas, beneficiando mais de 100 mil pessoas.
No momento, são 19 obras em execução em Salvador, nos bairros de Plataforma, Capelinha de São Caetano, Lobato, Alto do Cabrito, Beiru, São Marcos e IAPI, além da Rua Beco do Boi (Sarandi), em Candeias. Já os bairros como Dom Avelar, Fazenda Grande do Retiro, Praia Grande, Boa Vista de São Caetano, Liberdade, Itacaranha, Alto da Terezinha, Nova Brasília, entre outros já foram contemplados.