Sistema de gestão facilita acesso ao acervo bibliográfico da CONDER

Conder
PHL.net - Sistema de Gestão Bibliográfica

Você sabia que desde a implantação do Sistema de Gestão Bibliográfica, em 2016, o acervo da CONDER foi pesquisado por mais de seis mil interessados? A empresa utiliza o Personal Home Library (PHL.net), plataforma que permite que o usuário faça pesquisas, por meio de palavras-chave e, assim, descubra quais artigos, textos, livros ou demais publicações estão disponíveis em sua base de dados.

Por se tratar de um sistema de busca, o PHL.net não disponibiliza o conteúdo digitalizado. Ele identifica quais publicações fazem parte do acervo da biblioteca física da CONDER e, assim, o interessado pode entrar em contato com o Setor de Documentação da empresa para verificar a possibilidade de acesso ao conteúdo.

Uma das facilidades do sistema é a apresentação do acervo sinalizado com uma legenda de cores, que identifica se determinada publicação está disponível apenas para consulta presencial ou para empréstimo. Além disso, o sistema permite também o intercâmbio de registros bibliográficos entre bibliotecas de vários órgãos, reduzindo custos e agilizando os processos de catalogação, classificação, descrição e indexação. De acordo com a bibliotecária da CONDER, Neide Barreto, ainda no primeiro semestre de 2020 a plataforma será atualizada para oferecer aos usuários novas e úteis informações.

QUEM PODE TER ACESSO AO ACERVO?

Qualquer pessoa pode acessar e fazer pesquisas no sistema PHL.net da CONDER, através da Internet. O público frequentador da plataforma é composto, em sua maioria, por estudantes de Urbanismo, Direito, Administração, Engenharia, Serviço Social, Jornalismo, além de pesquisadores na área de Desenvolvimento Urbano e Técnicos da CONDER.

O sistema PHL.net também é utilizado por importantes instituições públicas e privadas em nosso estado: Defensoria Pública da Bahia, Fiocruz, Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Biblioteca do Arquivo Histórico Municipal, Fundação Casa de Jorge Amado, Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, Biblioteca Municipal Edgard Santos, Academia de Letras da Bahia, entre outras.

COMO REALIZAR PESQUISA DE TÍTULOS?

No menu principal do site da empresa (www.conder.ba.gov.br), o interessado encontra a opção BIBLIOTECA. Basta passar o cursor sobre a palavra e clicar em “Acervo CONDER PHL”. O usuário será direcionado para a página de pesquisa dos títulos da CONDER que estão catalogados na plataforma.

Maiores informações sobre o acervo ou acesso via sistema PHL.net podem ser obtidas com o Setor de Documentação – SEDOC/CONDER, através dos números 3117-7181 ou 3117-7182.