SESI visita a CONDER e verifica boas práticas de saúde e segurança do trabalho no combate à COVID-19

Área de Atuação
Conder

Durante este período de pandemia, o Sistema Social da Indústria – SESI vem desenvolvendo diversas ações no combate ao Coronavírus. O Setor de Segurança do Trabalho da CONDER providenciou a adesão da Companhia ao “Programa SESI BA e a indústria: juntos contra a Covid-19”. A intenção do programa é verificar quais cuidados as empresas parceiras vêm adotando para diminuir os riscos de seus empregados ao vírus e evidenciar boas práticas de saúde e segurança do trabalho.

No último dia 28, um representante do SESI realizou uma vistoria nas dependências físicas da CONDER, em Narandiba. Durante a visita, foram verificados 25 requisitos sobre as práticas aplicadas na CONDER, referentes à intensificação da higiene das salas, sanitários e veículos; distribuição de EPI’s, aferição de temperatura, distanciamento mínimo e divisórias entre postos de trabalho, comunicação interna e orientação dos empregados sobre medidas de prevenção, orientação sobre os procedimentos em caso de suspeita ou confirmação de contágio, dentre outros.

O superintendente administrativo, João Vicente Serrano, destaca que 24 dos 25 itens avaliados pelo SESI são atendidos pela CONDER, o que evidencia a preocupação da empresa em adotar medidas com o objetivo de preservar a saúde dos funcionários que não deixaram de realizar suas tarefas de forma presencial, além da adoção de alternativas para manter as pessoas do grupo de risco em suas residências.

“A visita foi agendada pelo nosso Setor de Segurança do Trabalho, mas a data não foi informada aos demais setores, para não interferir e modificar a rotina. Assim, o SESI pôde verificar se realmente estamos colocando em prática as medidas de prevenção. O item incompleto apontado na vistoria é a contratação de médico do trabalho, que será efetivada com a conclusão do processo licitatório, que teve a sessão de pregão eletrônico realizada em 04 de agosto”, explica o superintendente da SUPAD.

Além de conferir se as empresas participantes do programa estão seguindo os requisitos avaliados*, o SESI apresenta algumas recomendações com o objetivo de auxiliar as instituições em seus planos de combate à pandemia. O resultado da avaliação de boas práticas de saúde e segurança do trabalho adotados pela CONDER está disponível clicando AQUI.

*Base técnica e legal para definição dos requisitos avaliados durante a vistoria:

- Ofício Circular SEI Nº 1088 / 2020 / ME de 27 de Março de 2020 - Secretaria Especial de Previdência e Trabalho / Secretaria de Trabalho / Subsecretaria de Inspeção do Trabalho;

- Portaria Conjunta n.º 20, de 19 de Junho de 2020 – Ministério da Economia/Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.