Praia Grande tem obra de contenção de encostas entregue, com mais de R$2 milhões em investimentos

A contenção representa tranquilidade para os moradores da Rua do Voltz e seu entorno, no Subúrbio Ferroviário de Salvador

Os moradores da Rua do Voltz, na Praia Grande, bairro do Subúrbio Ferroviário de Salvador, não precisam mais conviver com o medo de deslizamento de terra em dias de chuva. Executada pelo Governo do Estado com um investimento superior a R$ 2 milhões, a obra de contenção de encosta feita no local foi entregue pelo governador Rui Costa, na manhã desta terça-feira (6), beneficiando, diretamente, duas mil pessoas.

“Eu vim aqui anteriormente dar a ordem de serviço e é uma alegria voltar pra entregar essa encosta que teve mais de R$2 milhões aplicados para proteger a vida das pessoas. Eu insisto em investir nestas obras, que não tem visibilidade para o restante da população da cidade, mas que tem impacto muito importante pra essas pessoas que têm suas vidas e suas residências preservadas”, afirmou o governador Rui Costa.

Responsável pela Diretoria de Habitação e Urbanização Integrada da CONDER, setor que executou a intervenção, Maurício Mathias destaca que “esta obra, assim como todas as outras contenções que executamos, é desafiadora, justamente pelo local de risco. Fizemos uma obra de mais de nove mil metros quadrados, entre retaludamento e solo grampeado, que beneficia toda a comunidade do entorno”.

Detalhamento

Na obra da Rua Voltz, a CONDER adotou as soluções de solo grampeado com face em concreto - 2,562 metros quadrados; bem como talude com revestimento vegetal - 5.645 metros quadrados.

“Já entregamos 60 contenções de encostas em Salvador e três em Candeias. Temos ainda outras 17 obras de contenções de encosta em andamento, nove em processo de licitação e 23 para iniciar”, contabiliza o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino.

A comerciante Maria Nadir mora no local há 37 anos e ansiava por essa obra. “Quando chovia, a gente ficava com medo. Com essa obra, ficou tudo bem”, afirmou.

Repórter: Renata Preza

Fotos: Camila Souza/GOVBA