CONDER recupera o Campo do Bariri e atende demanda antiga dos moradores do bairro de Santa Cruz

Área de Atuação
Parques e Equipamentos Urbanos

Os moradores de Santa Cruz e região realizam um sonho antigo: a reforma do Campo do Bariri, importante equipamento de prática esportiva e lazer, localizado próximo ao Parque da Cidade. A área foi totalmente reformada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e, na manhã desta segunda-feira (19), é devolvida pelo governador Rui Costa à comunidade. Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, e o presidente da CONDER, José Trindade. 

Para o governador, a iniciativa é um investimento com alto índice de retorno social. “Aqui, além do lazer, que é fundamental à vida humana, tem a formação de atletas e de jovens. Eles conseguem entender a engrenagem do bem, a engrenagem da sociedade, onde a prática esportiva, a cultura, a arte e a educação vão lhes levar para uma vida melhor. Então, entendo que o poder público deve continuar apoiando atividades como essa”, afirmou. 

Segundo Pelegrino, o Governo do Estado está investindo em equipamentos de esporte e lazer em diversas obras realizadas pela Conder. “Nas novas avenidas Gal Costa e 29 de Março fizemos intervenções que melhoraram a vida da comunidade com campos e praças. Nas obras de macrodrenagem também nós procuramos fazer algo no entorno. E hoje, o governo entrega aqui uma obra importantíssima, que é a reforma total do campo do Bariri”, destacou. 

Importância 

O campo é conhecido na cidade por ter sediado campeonatos interbairros, copas Sub 15 e Sub 17 de Futebol, além de abrigar eventos culturais e promover encontros entre os moradores da região, ao longo de três décadas. Desde a sua inauguração oficial, em 2007, não recebia os cuidados para sua manutenção e, pouco a pouco foi sendo danificado. Para o professor Edmilson França, responsável pelo projeto esportivo, o espaço representa o resgate da juventude para atividades saudáveis: “Aqui, estamos dando oportunidade para os jovens se envolverem com o esporte”. 

Foi investido R$1,2 milhão para execução de obras de engenharia para a recuperação do campo e das estruturas físicas do equipamento com novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. “Estamos devolvendo aos moradores um importante espaço para a prática de atividades físicas e de lazer completamente reformado”, ressalta José Trindade, presidente da CONDER.   

Dentre os serviços, foram realizados a regularização do campo, recuperação do vestiário com área para transmissão dos jogos; instalação de alambrado e passeio com acessibilidade; nova rede de drenagem pluvial, além da implantação de duas torres iluminação em Led, construção de quiosque, parque infantil e recuperação da arquibancada.  

Texto: Raul Rodrigues/GOVBA e Ascom/CONDER  

Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA