Conder realiza oficina sobre convênios habitacionais para municípios baianos

Área de Atuação
Conder

Na última sexta (19), a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) sediou uma oficina presencial voltada para capacitar gestores municipais envolvidos no programa habitacional Bahia Minha Casa. Com a participação de representantes de 40 municípios baianos, o evento teve como objetivo fortalecer o contato direto e a troca de experiências entre os envolvidos, proporcionando um espaço para aprofundar o conhecimento e discutir questões práticas relacionadas aos convênios de unidades habitacionais.  

A oficina, direcionada principalmente para fiscais de obras, engenheiros e gerentes municipais de convênios, abordou uma ampla gama de tópicos essenciais para a efetivação e acompanhamento dos projetos habitacionais. Entre os temas destacados estiveram: a documentação necessária, a fiscalização de obras e a regularização fundiária, com foco especial na área da habitação.    

"Esta oficina representa um passo significativo no fortalecimento da atuação dos municípios dentro do programa Bahia Minha Casa", ressaltou a superintendente de Convênios e umas das organizadoras do evento, Gleika Fonseca. "Ao sediarmos esse encontro na Conder, buscamos proporcionar não apenas conhecimentos técnicos, mas também um ambiente propício para a troca de experiências e a construção de parcerias sólidas entre os participantes", acrescentou.  

Com esta iniciativa, espera-se que os gestores municipais estejam ainda mais preparados para lidar com os desafios e demandas do programa Bahia Minha Casa, contribuindo assim para o avanço e aperfeiçoamento contínuo das políticas habitacionais no estado da Bahia. 
 
Bahia Minha Casa 

 
A chance de um recomeço após a tragédia climática de 2021 veio com o programa Bahia Minha Casa. Os repasses do Governo do Estado estão financiando a construção de mais de 2.200 novas casas em municípios do Vale do Jiquiriçá, Sul e Extremo Sul do estado. Estas moradias estão sendo construída por meio de convênio com os municípios. Já a Conder está responsável pela execução de mais de 600 habitações em Jequié, Ilhéus, Itabuna, Dário Meira e Ubaíra.  
 
O Governo do Estado também vem realizando contenções de encostas para prevenir novos transtornos na região. Já foram entregues 12 encostas em Cachoeira, Catu, Ibirapitanga, Itamari, Mutuípe e Teolândia. Ainda serão beneficiados os municípios de Conceição do Almeida, Itabuna, Jaguaquara e Ubaíra.