Inaugurado Núcleo Habitacional 27 de Abril

Área de Atuação
Habitação, Encostas e Macrodrenagem
Residencial 27 de Abril

O primeiro conjunto habitacional construído, exclusivamente, para as trabalhadoras domésticas baianas e batizado como Núcleo Habitacional 27 de Abril (Dia Nacional da Categoria) foi inaugurado, hoje, pelo governador Jaques Wagner, em solenidade que contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, do presidente da CONDER, Milton Villas-Bôas, das deputadas estaduais, Maria del Carmen e Neusa Cadore, e de representantes do Sindomésticos - Sindicato dos Trabalhadores Domésticos.

Localizado no bairro do Saboeiro, próximo à Avenida Paralela e equipamentos importantes como o Hospital Geral Roberto Santos, o campus da Uneb no Cabula e a 23ª Companhia Independente da Polícia Militar, o empreendimento é formado por 80 apartamentos com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além de uma creche e parque infantil, representando um investimento de R$ 3,3 milhões do tesouro estadual.

Na oportunidade, o governador destacou o trabalho desempenhado pelo programa Casa da Gente que, em parceria com o Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, já garantiu moradia digna para mais de 220 mil famílias baianas que possuem renda familiar inferior a três salários mínimos, sendo 22 mil só em Salvador.

Além disso, sugeriu a criação de uma comissão representativa para criação e administração do condomínio. “Já que neste empreendimento não terá o pagamento de uma prestação mensal, como ocorre no Minha Casa Minha Vida, não custa nada criar uma taxa para futuramente realizar a manutenção das áreas comuns e festas de confraternização para aproximar mais as famílias”, declarou Jaques Wagner.

O projeto foi desenvolvido pela Coordenação de Projetos da Diretoria de Habitação da CONDER e contou com a parceria do Sindomésticos, sendo premiado com o Selo de Mérito da Associação Brasileira de Companhias e Agentes Públicos de Habitação (ABC), durante o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social realizado, no ano de 2011, em Brasília.

No Brasil, segundo levantamento realizado pelo IBGE, existem 7,2 milhões de empregadas domésticas, deste total, 500 mil apenas na Bahia. Para Cleuza Santos, presidente do Sindomésticos, a entrega do conjunto habitacional representa um marco na luta travada pela categoria em busca da garantia dos direitos fundamentais. “Graças à parceria firmada com a CONDER e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano conseguimos transformar em realidade o sonho destas trabalhadoras”, afirmou Cleusa.

Edvânia Gonçalves, futura moradora do conjunto, não via a hora de realizar a mudança. Segundo ela, que vivia de forma improvisada em Cajazeiras VI, a realização deste sonho será completa. “Aqui vou poder sair para trabalhar tranquila, sabendo que meu filho ficará praticamente em casa”, se referindo à creche construída no local. Ela e as demais beneficiárias puderam realizar o pedido de ligação de água e da energia elétrica nas unidades móveis da Embasa e da Coelba, disponibilizadas durante o evento. Brinquedos infantis, palhaço e lanche para as crianças, com pizza e cachorro-quente, completaram a festa. 

De acordo com o presidente da CONDER, engenheiro Milton Villas-Bôas, o Núcleo Habitacional 27 de Abril simboliza bem o compromisso assumido pelo governador Jaques Wagner de reduzir o déficit habitacional no estado, dando mais qualidade de vida e cidadania à população, principalmente aos que mais precisam.

Termos