CONDER inicia montagem de novos viadutos na Avenida Paralela

Área de Atuação
Mobilidade
Visão aérea da montagem de viaduto na Avenida Paralela

Na madrugada desta sexta-feira (24) foi concluída a primeira etapa do lançamento de vigas dos viadutos do complexo viário da Avenida Paralela, que interliga a Avenida Orlando Gomes à futura Avenida 29 de Março. A nova via, batizada em homenagem ao dia de fundação da capital, começa nas imediações  do Parque Tecnológico e segue até a BR-324, no bairro de Águas Claras, beneficiando os moradores da região do subúrbio e de Cajazeiras, onde vivem aproximadamente 600 mil pessoas.

No período entre às 23h de quinta e 5h desta sexta, foram lançadas seis vigas, cada uma com extensão de 40 metros e peso aproximado de 90  toneladas. Durante a operação, que exigiu a utilização de guindastes, o tráfego foi desviado para a via marginal  da Paralela (sentido Aeroporto).

O diretor de Obras Estruturantes da CONDER, Sérgio Silva, destaca que o complexo é formado por dois viadutos, que funcionarão em duplo sentido (um em cada direção), com extensão de 146 metros e quatro faixas de trânsito cada. “Além de interligar as  duas avenidas, os viadutos terão quatro alças que funcionarão como retornos de acesso para a Avenida Paralela”. O local também servirá como ponto de integração vertical do Metrô com o sistema BRT.

De acordo com presidente da CONDER, Ubiratan Cardoso, paralelamente, estão em andamento as obras de duplicação da Av. Orlando Gomes e os serviços de terraplanagem para construção da Av. 29 de Março, dentro do projeto de implantação do Corredor Tranversal II, que prevê um investimento total da ordem de R$ 581 milhões. “A expectativa é que o novos viadutos da Avenida Paralela sejam concluídos no primeiro semestre do próximo ano”, ressalta. 

Termos