Governador visita obras de implantação da Via Barradão

Mobilidade
Com quase metade dos serviços já executados, após o avanço das obras de terraplanagem, drenagem e pavimentação, a ligação viária entre a  Avenida Paralela (nas proximidades do Trobogy) e a Rua Artêmio Castro Valente, onde está localizado o Estádio Manoel Barradas – Barradão, recebeu, na manhã  desta sexta-feira (04), a visita do governador Rui Costa, do secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, do presidente da CONDER, José Lúcio Machado, e de outras autoridades municipais, estaduais e  federais.

Ao longo dos quase 4 km de pista dupla, com duas faixas e largura de 7 metros, além de canteiro central e passeios em ambas extremidades, o projeto da via Paralela – Barradão também prevê iluminação pública, sinalização viária horizontal e vertical, urbanização e paisagismo. A expectativa é que cerca de 500 mil famílias que vivem em bairros como Canabrava e Nova Brasília sejam beneficiadas.

De acordo com o diretor de Obras Estruturantes da CONDER, Sérgio Silva, trata-se de mais uma obra viária realizada pelo Governo do Estado para a  melhoria da mobilidade urbana na capital baiana, que foi planejada de forma integrada ao sistema metroviário e aos corredores transversais (Linhas Azul e Vermelha). “Além de estar a poucos metros da Estação Flamboyant, a nova via fará conexão com as avenidas Gal Costa, pelo bairro de Pau da Lima, e com a 29 de Março, pela Via  Regional e o bairro Sete de Abril”.

Já o governador Rui Costa destacou que o investimento total previsto é da ordem de R$ 35 milhões, incluindo os valores que estão sendo pagos a titulo de indenização a famílias que viviam na área de interferência da nova via, na maioria dos casos em áreas inadequadas e sem a infraestrutura necessária.

“Estamos abrindo mais do que uma via, um novo vetor de desenvolvimento que irá possibilitar a instalação de novos empreendimentos residenciais e comerciais, gerando emprego e renda e complementando a integração transversal de Salvador, no sentido da Orla Atlântica,  Subúrbio, com o miolo da BR-324”, ressaltou.

A visita às obras foi acompanhada por diversos profissionais dos veículos de comunicação locais, entre emissoras de rádio e televisão, sites e jornais, que percorreram todo o trajeto da via. O encerramento ocorreu no centro de treinamento das divisões de base do Esporte Clube Vitória.

Presente na comitiva que acompanhou o governador, o presidente do Vitória, Raimundo Viana, declarou que acompanha de perto os trabalhos desde o início das intervenções, defendendo a importância do empreendimento não só para o clube. “Uma obra de grande alcance social, que vai beneficiar de forma extraordinária o acesso do torcedor do rubro-negro e de qualquer outro torcedor ao Barradão. Mas não é só isso, também atende a expectativa da população que vive no seu entorno.”