Túneis da Linha Azul são destaque em Seminário Internacional em São Paulo

Área de Atuação
Mobilidade
Túneis da Linha Azul

As obras de implantação dos túneis da Linha Azul, corredor viário estruturante do Governo do Estado que ligará Patamares  ao Lobato, foram destaque no Seminário Internacional Latino Americano de Túneis, realizado no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo na última semana, durante o 4º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas.

Promovido pelo CBT - Comitê Brasileiro de Túneis da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, o evento reuniu especialistas do setor tuneleiro e contou com a apresentação de um artigo do engenheiro e coordenador técnico da Diretoria de Obras Estruturantes da CONDER, Fabrício Galvão, responsável pelo acompanhamento e fiscalização das obras subterrâneas da Linha  Azul.

“Apresentamos as soluções que foram adotadas para a construção dos túneis sob a Paralela, que interligam as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa e estão entre os mais desafiadores já feitos no Brasil. São técnicas inovadoras de tratamento e reforço do solo que foram utilizadas com sucesso em uma das vias mais movimentadas da cidade, sem que em nenhum momento fosse necessário interromper o trânsito. Isto em uma zona de baixissima cobertura (distância entre o túnel e a avenida), em alguns trechos menor que 3 metros”.

Termos