Obras oferecem qualidade de vida em Nova Constituinte e Barreiro de Periperi  

Área de Atuação
Habitação, Encostas e Macrodrenagem
Macrodrenagem do Canal da Glória_Paraguary

Os moradores de Nova Constituinte e da área conhecida como Barreiro de Periperi, região densamente povoada no Subúrbio Ferroviário de Salvador, têm muito a comemorar. Com recursos do PAC 1 e FNHIS na ordem de 80 milhões de reais, o governo do Estado da Bahia está mudando o cenário e a qualidade de vida dos moradores da região. Em visita nesta terça-feira (15), o governador Rui Costa acompanhou de perto o andamento das obras, percorrendo algumas das 100 ruas e vias que acabam de receber asfaltamento e novos passeios em concreto.  

A visita contou, ainda, com a presença do secretário da Sedur, Demir Barbosa, do presidente da CONDER, José Lúcio Machado, do diretor de Habitação da CONDER, Deusdete Fagundes, além de vereadores, deputados e representantes comunitários que trabalham ativamente em busca de melhorias para a região. Os presentes puderam ver de perto o andamento da obra de macrodrenagem do Canal da Glória-Paraguary, com 600m de extensão, que vai receber águas da Rua do Congo e demais córregos de vias adjacentes.  

“Para nossa comunidade essa obra é literalmente um divisor de águas. A primeira melhoria que recebemos aqui aconteceu há mais ou menos 27 anos, na gestão da então prefeita e atual senadora Lídice da Mata. Agora, depois de tanto tempo, o Governo do Estado olha novamente para nossa região. Confiamos que essa obra do canal vai diminuir os alagamentos que destroem nossas casas e colocam nossa saúde em risco”, relatou, emocionado, o presidente da Associação de Moradores da Comunidade de Barreiro – Vale  do Paraguary e Adjacência, Toinho Juriti, morador que nasceu e vive em Barreiros de Periperi.  

No percurso, a comitiva também visitou a obra em andamento do Centro Comunitário multifuncional, que inclui salões de reuniões e festas, a futura sede da rádio comunitária e toda a infraestrutura necessária para atividades educativas e culturais. Na área vizinha ao novo centro, a quadra poliesportiva e uma praça já existentes serão reformados.  

O governador Rui Costa aproveitou a oportunidade para assinar uma nova ordem de serviço no valor de R$ 4 milhões destinados a obras de melhorias em Barreiro, incluindo a construção de 38 unidades habitacionais, esgotamento sanitário, abastecimento de água, contenção de encostas e reformas em casas já existentes. “Obras dessa natureza trazem qualidade de vida e dignidade à população. Mas o resultado só será um sucesso com a participação de todos, principalmente com o compromisso da comunidade em não jogar lixo nos canais”, destacou o governador ao convocar a participação dos moradores em mutirões de conscientização que serão promovidos pela equipe social da CONDER. 

As ações beneficiam diretamente mais de 500 mil pessoas. Além das obras em andamento e da nova ordem de serviço assinada, outros dois projetos estão em análise na CAIXA para a construção de mais 500 unidades habitacionais em diversos pontos do bairro. A região está cada vez mais desenvolvida e atraente, sendo contemplada com o Hospital do Subúrbio e com a construção da Linha Azul, ligação direta entre a orla de Salvador e o bairro do Lobato. 

Termos