Feira de Santana: Conder conclui e governo entrega conjunto abandonado do Minha Casa, Minha Vida

Área de Atuação
Habitação, Encostas e Macrodrenagem
.
Foto: Gilberto Junior/CONDER

Por meio de intervenções feitas pela Conder, o Governo da Bahia entregou 248 unidades habitacionais do Residencial Campo Belo Habitar do Sertão, abandonado pela gestão anterior do Governo Federal. As obras não terminadas sofreram com intempéries, atos de vandalismo e furtos, por isso, além do recurso já previsto pela Caixa Econômica Federal, foi necessário mais investimento do Governo do Estado para a conclusão. No caso do conjunto de Feira de Santana, somaram-se R$16,2 milhões, no total, com uma contribuição de R$1,3 milhão do estado. Além do governador do Estado, estiveram presentes o presidente da Conder, José Trindade, o ministro das Cidades, Jader Filho, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, marcando a importância deste capítulo de retomada do programa. 

“Hoje, a gente está feliz em entregar 248 chaves. O pessoal está fazendo a instalação de luz e água. Meu compromisso agora é para que a gente possa investir em área de lazer, campo, quadra, ver as condições de educação. São quase 250 famílias. A gente tem que dar as condições de transporte, de água, de energia e de segurança pública”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues. 

Para garantir o bem-estar das famílias beneficiadas, a Conder realizou serviços de reposição de portas, fechaduras, cabeamento elétrico e disjuntores, pintura interna e de fachadas, execução de redes de drenagem e esgoto, pintura e reforma do Centro Comunitário, que conta com quiosque, parque infantil e quadra poliesportiva, além da pavimentação interna do empreendimento.  

O ministro Jader Filho detalhou que o empreendimento contempla cerca de mil pessoas e que o mesmo já havia sido contatado em 2013. “Depois de dez anos, está sendo feita a entrega. É preciso avançar com essas obras paralisadas e começar a discutir as novas contratações. Nessa semana, devemos publicar as portarias do Minha Casa Minha Vida para que a gente comece a fazer novas contratações”, afirmou o ministro das Cidades. 

Minha Casa Minha Vida Entidades 

O Campo Belo Habitar do Sertão faz parte do Minha Casa Minha Vida Entidades, em que cooperativas habitacionais ou mistas, associações ou entidades privadas, sem fins lucrativos, reúnem, organizam e apoiam as famílias no desenvolvimento e execução dos projetos habitacionais. No caso de Feira de Santana, a mediação foi do Instituto de Promoção da Cidadania Habitar do Sertão, filiado à União Nacional de Moradia Popular. 

A Conder já entregou, em fevereiro, dois conjuntos habitacionais em Santo Amaro e iniciou obras complementares no Residencial das Mangueiras, em Salvador. No total, as três obras da Conder proporcionam um lar para 996 famílias. Mas, ainda serão entregues outros seis condomínios que vão elevar esse número para 3.025 famílias que, após tanta espera, realizarão o sonho da casa própria. 

“O Governo do Estado e o Governo Federal entendem que dar dignidade às pessoas é uma prioridade. A entrega de hoje representa um passo importante nesta direção. Moradia é dignidade, segurança, qualidade de vida. Nós da Conder estamos à postos para viabilizar os projetos que estão por vir”, reforçou o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, José Trindade.  

Termos