Equipe social da Conder no residencial Paraguari I e II: fortalecendo comunidades e melhorando vidas

Área de Atuação
Conder

A equipe social da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) está realizando uma série de ações para promover o desenvolvimento econômico e social das 1.120 famílias beneficiadas pelo projeto habitacional do residencial Paraguari I e II, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Um dos objetivos do projeto é possibilitar a sustentabilidade do empreendimento, a ser gerido pela própria comunidade. 

“Estamos dando início às atividades sociais do Paraguari I e II com a certeza que a Conder contribuirá para concretizar a melhoria na qualidade de vida da comunidade. São famílias que saíram de diversas áreas de risco e precisamos possibilitar encontros e ampliar os diálogos sobre a relação dos moradores com o novo espaço, explicou Graziane Amorim,  coordenadora do Trabalho Social da Conder. 

A equipe social da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) está realizando uma série de ações para promover o desenvolvimento econômico e social das 1.120 famílias beneficiadas pelo projeto habitacional do residencial Paraguari I e II, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário.
O projeto é realizado pela equipe social da Conder em colaboração com a empresa Casali Consultoria e Assessoria

O projeto de Pós-Ocupação e Reassentamento tem duração de 10 meses, e além de capacitar os moradores para assumir as tarefas condominiais e gerir os espaços coletivos de forma eficiente, promoverá ações para melhoria socioeconômica dos moradores. As ações realizadas seguem as diretrizes do Ministério das Cidades. 

Ainda segundo Graziane, as atividades incluem qualificação profissional, com alternativas para geração de renda, identificação e capacitação de lideranças para o planejamento e gestão do condomínio, e o estímulo ao exercício e participação cidadã. 

Aos 58 anos, Raimundo Nonato, morador do Residencial Paraguari, comemora a conquista da casa própria. “Eu gosto muito de morar aqui, até a maneira de respirar está sendo outra, um ar livre, maravilhoso. Me sinto à vontade e quero participar das atividades que serão realizadas,” afirmou. 

Para os mais jovens a mudança também é motivo de comemoração. “Muita coisa mudou quando viemos morar aqui. Antigamente, a gente morava em barracos, agora estamos em apartamentos, com toda infraestrutura. Estou muito empolgada para participar da capacitação e continuar melhorando e crescendo. É uma oportunidade muito boa,” disse a jovem de 29 anos, Lidiane Souza, também moradora do Paraguari.

O projeto é realizado pela equipe social da Conder em colaboração com a empresa Casali Consultoria e Assessoria, e está estruturado em quatro eixos: Mobilização, Organização Comunitária e Fortalecimento Social; Educação Ambiental e Patrimonial; Desenvolvimento Econômico; e Gestão Condominial. 

Infraestrutura que Transforma

O Residencial Paraguari I e II é um complexo habitacional que oferece moradia digna e de qualidade para as famílias que antes enfrentavam dificuldades habitacionais. Cada unidade possui sala, cozinha, banheiro e dois quartos, além de áreas de serviço externas. O empreendimento oferece conforto e espaço para a convivência das famílias com três centros comunitários, três quadras poliesportivas, dois parques infantis e 360 vagas de estacionamento descobertas, criando um ambiente propício para a interação social e o desenvolvimento saudável das crianças.

Equipe social da Conder no residencial Paraguari I e II: fortalecendo comunidades e melhorando vidas
O Residencial Paraguari oferece moradia digna e de qualidade para 1.120 famílias que antes moravam em condições precárias.

 

A infraestrutura entregue é completa, com pavimentação em paralelepípedo, meio-fio, redes de água, esgoto e drenagem, além de energia elétrica com iluminação pública. Vale ressaltar que o contrato estabelece restrições quanto a alterações e ampliações das unidades, garantindo a uniformidade e a integridade do empreendimento.

Minha Casa, Minha Vida 

O Programa Minha Casa, Minha Vida, criado em 2009 para diminuir o déficit habitacional no país, continua a impactar positivamente a vida de milhares de brasileiros, proporcionando moradia digna e estimulando a economia. Os dados dos beneficiários são inseridos no Cadastro Único, o que também auxilia em programas como o Bolsa Família.
 

Termos