Comunidade abraça o Festival Primavera-Verão da Conder no Parque São Bartolomeu

Área de Atuação
Conder

Na manhã desta quinta-feira (21), o Parque São Bartolomeu sediou o I Festival Primavera-Verão, Ação e Cidadania, iniciativa promovida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). O evento atraiu mais de 500 pessoas em seu primeiro dia, proporcionando uma variedade de serviços essenciais, como atendimento para intermediação de vagas de emprego, emissão de documentos (carteira de identidade e título de eleitor), distribuição de preservativos masculinos e femininos, e orientação sobre escovação dentária. Foram mais de 100 kits de higiene bucal distribuídos para as crianças atendidas no escovódromo no primeiro dia do festival. A estimativa é que mais de 2 mil pessoas passem pelo parque nos três dias de evento, 21, 22 e 23 de setembro.

“Esta é uma iniciativa da Conder para aproximar a comunidade local do Parque São Bartolomeu com a promoção de serviços sociais, de saúde, cultural e esportivo. Ao longo do ano, realizamos diversas atividades para promoção da integração da comunidade com a natureza, sensibilizando para preservação desta área que é um verdadeiro oásis no coração de Salvador. Encerraremos as atividades do festival no sábado (23), marcando o início da primavera com a tradicional Caminhada da Conder, que já está em sua décima segunda edição”, disse Zé Trindade, presidente da Conder.

 

Comunidade abraça o Festival Primavera-Verão da Conder no Parque São Bartolomeu
O destaque da abertura do festival foi a apresentação do Coral Encanto Conder

 

O destaque da abertura do festival foi a apresentação do Coral Encanto Conder, composto por 40 colaboradores da empresa, sob a regência do maestro Gilmar Mendonça. A performance do coral conquistou espaço em dois programas de televisão locais, transmitidos ao vivo pela TV Aratu e TV Educadora da Bahia, dando maior visibilidade aos serviços oferecidos para comunidade no entorno do parque. 

Para Poliana Santos, o festival foi a oportunidade que ela estava esperando para retirar o documento de identidade dela e de seu filho. “Foi ótimo, consegui fazer os documentos meu e de meu filho, de graça e pertinho de casa. Esse serviço vai abranger várias comunidades que não tem condições de pagar. Vi que tem dentista, e também estão tirando o título de eleitor, vou aproveitar tudo, estou muito feliz”, comemorou Poliana.  

Já o que atraiu Naiara Souza ao parque foi a possibilidade de conquistar o seu primeiro emprego. “Eu vim me cadastrar para o primeiro emprego. Fiquei sabendo pela minha sogra, e não vou perder essa oportunidade”, falou.  Jaqueline Ribeiro ficou sabendo pelo whatsapp sobre o festival. “Fiquei sabendo através do whatsap que hoje teria alguns serviços aqui no parque. Vim tirar o título de eleitor, no serviço do TRE, e também estou a procura de um emprego”, explicou Jaqueline. 

 

Equipe da Conder e comunidade faz plantio de mudas de árvores nativas da região
Equipe da Conder e comunidade fazem plantio de mudas de árvores nativas da região

Quem não conseguiu ir no primeiro dia do Festival poderá aproveitar os serviços ainda nesta sexta-feira (22), e participar da XII Caminhada da Conder, no sábado (23). Confira a programação completa abaixo:

PROGRAMAÇÃO

22/09 – sexta-feira

Apresentação do Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - Núcleo Pirajá 

Serviços:

SAC – emissão de RG (1ª e 2ª vias): 1ª via – sem limite de atendimentos | 2ª via: até 250 atendimentos para cada dia (para a 2ª via, é necessário levar foto 3X4 e cópia de certificação de nascimento)

OdontoSesi – oficina de saúde bucal / escovódromo 

SineBahia – intermediação para vagas de empregos – até 100 atendimentos para cada dia 

Sesab - Distribuição de preservativos masculinos e femininos

TRE - emissão de títulos de eleitor

Atividades infantis: contação de histórias e animação com palhaços 

Mini trilhas até a Cachoeira de Oxum (grupos acompanhados pelos guias do Parque) 

Os atendimentos serão gratuitos, por ordem de chegada, até o limite oferecido por cada entidade participante.

23/09 – sábado

12ª Caminhada da Conder 

Trajeto: Saída do Centro de Referência do Parque São Bartolomeu até a Barragem do Cobre 
Horários: 
- Concentração: 8h 
- Início da caminhada: 8h30 

Antes da caminhada, haverá roda de capoeira, aula de zumba e alongamento. 

Termos