Governo entrega mais uma obra de contenção de encostas, neste domingo (29), no Alto do Peru

Área de Atuação
Habitação, Encostas e Macrodrenagem

Mais uma contenção de encosta foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues neste domingo (29), entre as ruas Alto do Pará e Voluntários da Pátria, no bairro Alto do Peru. A obra, realizada pela Companhia de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Conder), integra um conjunto de mais de 20 contenções de encostas entregues somente em 2023. Jerônimo também autorizou o início de mais uma obra semelhante, na Rua Adonias Ferreira. Juntas, as duas intervenções representam um investimento de R$ 15 milhões e beneficiam mais de 600 famílias. 

“Entregamos uma contenção de encosta grandiosa hoje, com um alto investimento, e já demos uma ordem de serviço para a construção de uma nova encosta. É um esforço do Estado para proteger as encostas em Salvador. Nos comprometemos também em discutir com a comunidade da Baixa do Fiscal uma atenção especial para o lazer e a cultura”, afirmou o governador.

Governo entrega mais uma obra de contenção de encostas, neste domingo (29), no Alto do Peru
Obra de contenção de encosta entre as ruas Alto do Pará e Voluntários da Pátria, no bairro Alto do Peru.

Zé Trindade, presidente da Conder, destacou que o Governo da Bahia está executando o maior programa de contenção de encostas do país. “A perspectiva é ampliar ainda mais esse trabalho que traz segurança e sono tranquilo para as famílias baianas. Nós vamos realizar mais 118 novas contenções de encostas em áreas de risco alto e muito alto aqui em Salvador. As obras devem integrar as ações do Novo PAC na Bahia, a partir de uma demanda do governo do Estado, por meio da Conder, junto ao Ministério das Cidades”, afirmou Zé Trindade. 

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, destacou que estão sendo realizadas  obras de contenção de encostas que está acontecendo em todo o estado. "Nós já vamos para mais de  R$ 300 milhões de investimento nessas obras que trazem tranquilidade para quem realmente precisa. São obras que resgatam, acima de tudo, a dignidade da moradia de quem vive nos lugares de risco".

O corretor de seguros Zilval Araújo mora na região há mais de 40 anos e conta como era viver antes das obras de encostas e como é viver agora. "A gente ficava preocupado, porque quando a chuva chega, a água vai levando tudo o que está na frente. Então, a gente já viveu deslizamento aqui, com vítimas, hoje é só alegria, tranquilidade, as pessoas podem dormir sossegadas".

Saúde Mais Perto

Jerônimo também visitou a Feira Saúde Mais Perto, no Largo do tanque, e determinou que a iniciativa, que estava prevista apenas para este domingo (29), permaneça no local até o fim da tarde desta segunda-feira (30). “Tivemos que ampliar a feira para mais um dia, pois extrapolamos a demanda. A procura foi muito grande em todos os serviços. E é muito satisfatório para o Estado poder atender a população”, anunciou o governador.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, ressaltou que está é a 20ª edição da feira. "Foram mais de 300 mil atendimentos feitos no interior do Estado, e hoje estamos aqui no Largo do Tanque. É importante acolher a comunidade também em Salvador. O que a gente deseja é reduzir cada vez mais o número de esperas por exames e consultas. É o Governo do Estado cuidando de pessoas".

A dona de casa Ana Cláudia de Menezes chegou cedo com os filhos, Cristine e Cristian. "Eu trouxe meu menino para o oftalmologista e a menina para o dentista. O exame dele eu tava fazendo particular, porque ele tem miopia e deslocamento de retina. E os exames são feitos aqui na hora, não preciso marcar, não preciso esperar e nem pagar”.

Termos