Conder e Senai Cimatec unem esforços na implementação da metodologia BIM

Área de Atuação
Conder

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e o Senai Cimatec estabeleceram uma parceria estratégica visando a implantação da metodologia BIM (Building Information Modeling) na Conder. A adoção do BIM promete revolucionar o setor da construção civil, otimizando processos e aprimorando a eficiência de projetos e obras. Como parte da implementação da metodologia na empresa, foi realizada na manhã dessa terça-feira (31), na sede do Senai do Cimatec, uma oficina para os dirigentes da Conder, proporcionando uma visão abrangente sobre o BIM e seu impacto na organização. 

Conder e Senai Cimatec unem esforços na implementação da metodologia BIM
Módulo de implementação da metodologia BIM para dirigentes da Conder

“A parceria entre a Conder e o Senai Cimatec promete não apenas fortalecer a Conder como um importante agente de desenvolvimento do estado, mas também modernizar e aprimorar as práticas da construção civil na Bahia, melhorando a qualidade dos nossos projetos e aumentando a previsibilidade das nossas obras. Estamos preparando a CONDER para os novos desafios, abrindo caminho para um futuro mais eficiente e sustentável e, parafraseando o nosso presidente Trindade, cada vez mais transformando vidas humanas,” afirmou Ide Saffe, diretor Executivo da Conder.

Carlos Bonfim, gerente de negócios na área de construção civil do Senai Cimatec, expressou sua confiança na parceria e destacou a importância de familiarizar os executivos da Conder com os princípios do BIM. “A gestão organizacional desempenha um papel fundamental em qualquer transformação de cultura dentro de uma empresa, então, o objetivo aqui é familiarizar o corpo diretivo da Conder sobre os princípios do BIM e a importância do seu processo de implementação. A participação dos executivos nessa experiência é fundamental, uma vez que a mudança digital começa com as pessoas”, afirmou Bonfim.

A etapa atual da implementação da metodologia BIM na Conder prevê a realização de um módulo para executivos, projetado para oferecer uma visão geral do BIM e outros temas relacionados à transformação digital. Douglas Brito, coordenador do projeto na Conder, explicou que esse módulo auxiliará na criação de uma estratégia para a implementação do BIM nos próximos meses, alinhando-se ao diagnóstico em andamento pelo Senai Cimatec. 

“A expectativa da equipe envolvida é que a alta gestão da Conder incorpore os conhecimentos adquiridos no dia a dia de trabalho, promovendo uma mudança cultural e acelerando o processo de implementação do BIM. O BIM é visto como uma transformação digital que requer uma participação ativa dos gestores para gerar estratégias e ações práticas”, afirmou Douglas.

Com a conclusão dessa etapa de diagnóstico e treinamento, a Conder planeja seguir para as próximas fases da implementação do BIM, incluindo a criação de um projeto piloto e documentações orientadoras. “O objetivo é finalizar a implantação do BIM no período de um ano, com os últimos seis meses focados em colocar em prática o que foi diagnosticado e planejado pelo Senai Cimatec”, finalizou Douglas. 

Termos