Aterro sanitário em Ilhéus recebe investimento de R$ 2 milhões

Área de Atuação
Equipamentos e Qualificação Urbanística
Aterro sanitário

O aterro sanitário de Itariri, em Ilhéus, vai receber intervenções que contemplam a recuperação da estrutura física e ambiental, além de garantir a pré-operação do equipamento que atende também ao município de Uruçuca. A ordem de serviço para a medida, que representa um investimento de cerca de R$ 2 milhões, foi assinada nesta quarta feira (25), na sede da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), pelo presidente da companhia, Milton Villas-Bôas.

Na ocasião, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, destacou o apoio da equipe técnica da Superintendência de Resíduos Sólidos (Sures), ressaltando o trabalho desenvolvido para a recuperação do aterro e o aumento da renda dos catadores de materiais recicláveis a partir da inserção social. Villas-Bôas enalteceu a importância da obra que irá proporcionar a correta destinação e tratamento dos resíduos, beneficiando mais de 200 mil pessoas, além de enumerar outras intervenções sob a responsabilidade da companhia, em parceria com a prefeitura municipal, como a pavimentação de ruas e a urbanização de áreas carentes de infraestrutura.

Seguindo a linha estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), o Governo do Estado prioriza a formação de consórcios públicos que atuem de forma integrada para o desenvolvimento sustentável dos municípios baianos. Desta forma, a CONDER, através da Diretoria de Equipamentos e Qualificação Urbanística, desenvolve ações que estimulam a implementação de um modelo tecnológico de manejo de resíduos sólidos e o fortalecimento das cooperativas de materiais recicláveis.

Termos