Governador autoriza início das obras da Pista de Borda na Enseada do Cabrito

Área de Atuação
Equipamentos e Qualificação Urbanística
Pista de Borda na Enseada do Cabrito
Na manhã desta quarta feira (27) o governador Jaques Wagner assinou ordem de serviço para construção do trecho da Pista de Borda que integra a localidade do Boiadeiro/Lobato e o São João do Cabrito, representando um investimento de R$ 4 milhões. Trata-se de mais uma intervenção estruturante da CONDER no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde estão sendo executadas ações nas áreas de requalificação urbana e ambiental, mobilidade e equipamentos urbanos.
 
A Pista de Borda representa um investimento de R$ 57 milhões na construção da ligação entre Plataforma e a Ribeira, incluindo a implantação de praças, equipamentos esportivos e ciclovia ao longo da via que soma 11 km. Os moradores dos bairros localizados no trajeto poderão circular com mais facilidade utilizando diversos meios de transporte, o que irá proporcionar uma maior acessibilidade, além de estimular a prática de exercícios físicos e a convivência comunitária. Os serviços serão executados em quatro etapas divididas em 16 trechos.
 
O governador destacou a importância da obra para garantir a melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 6.750 famílias que vivem no local, assim como ressaltou a integração que a obra trará daquela área do subúrbio ao restante da cidade. “Essa obra vai valorizar a área dos antigos Alagados e facilitará o acesso dos moradores até a Ribeira, além de trazer melhoras estruturantes. Essa ação faz parte de um conjunto de obras do governo do Estado para revitalizar o subúrbio ferroviário. É uma obra fundamental para a requalificação definitiva dessa localidade”, disse o governador.
 
Outros destaques das ações da CONDER na região são a Requalificação do Parque São Bartolomeu, a ligação Lobato-Pirajá, além de projetos de requalificação urbana com produção habitacional em locais como Nova Constituinte, Alto do Bom Viver, Pirajá e Lagoa da Paixão.
 
De acordo com o presidente da CONDER, José Lúcio Machado, diversas intervenções estão em andamento, como por exemplo, a reforma do Mercado de Paripe e a construção de unidades habitacionais em Alagados e outros projetos contam com recursos assegurados, através de programas e fontes de recursos como o Proinvest, o OGU (Orçamento Geral da União) e o HBB (Habitar Brasil BID).
Termos