Obras viárias beneficiarão trânsito no Iguatemi e na Paralela
O governador Jaques Wagner assinou, nesta manhã, na Baixinha do Santo Antônio (São Gonçalo do Retiro), a ordem de serviço para a construção de duas alças de ligação entre a BR-324 e a Avenida Luís Eduardo Magalhães (LEM) e a requalificação do sistema viário no local. As obras de implantação das alças da LEM, com extensão total de aproximadamente 1 km e de requalificação com a mesma extensão, representam um investimento de R$ 7,2 milhões proveniente de financiamento do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e serão coordenadas pela Diretoria de Obras Estruturantes e Mobilidade Urbana da CONDER.
Em um rápido discurso, o governador destacou que essa obra faz parte de um conjunto realizado na capital. "Essa é mais uma intervenção dentro de um programa de obras que está sendo realizado em Salvador. Uma obra simples que vai resolver a demanda de fluxos da região do Iguatemi. Quem segue da BR-324 para a Paralela não vai precisar passar pela Rótula do Abacaxi nem pelo Iguatemi, diminuindo o grande fluxo de carros desses locais. Nossa preocupação é aliviar o tráfego de Salvador com a conclusão das obras dentro de seis meses", finalizou.
Futuramente se somarão outros benefícios, já que com a conclusão total da Via Expressa Baía de Todos os Santos os veículos que trafegam pelas avenidas Paralela e Luís Eduardo Magalhães poderão ir para o Comércio, de forma rápida e sem congestionamentos. E, ainda, os ônibus oriundos da BR-324, San Martin e Barros Reis acessarão o Terminal do Retiro, fazendo a integração com a Estação do Metrô construída no Acesso Norte.
Para a construção das duas alças de ligação que conectarão a BR-324 e a Av. Luís Eduardo Magalhães (LEM) estão previstos serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização e iluminação.
O Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, já anunciou outras obras que irão garantir a melhoria da mobilidade urbana em Salvador, como o complexo de viadutos do Imbuí/Narandiba e vias marginais da Avenida Paralela e a duplicação das avenidas Pinto de Aguiar, Gal Costa, Orlando Gomes, além da construção da 29 de Março e da ligação Lobato/Pirajá.
A solenidade de assinatura da ordem de serviço contou com as presenças dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, da Casa Civil, Rui Costa, do presidente da CONDER, José Lúcio Machado, do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, de deputados, vereadores, dentre outras autoridades.
Benefícios das intervenções:
Veículos oriundos da Av. Paralela/Av. Luís Eduardo poderão acessar o Bonocô, sem ter que passar pela Rodoviária/ Iguatemi/DETRAN;
Veículos oriundos da BR-324 poderão acessar a Av. Luís Eduardo/Paralela, sem ter que passar pelo Retiro;
Veículos oriundos da Av. San Martin poderão acessar o Bonocô, sem ter que passar pela Rótula do Abacaxi.