Governador autoriza duplicação da Avenida Pinto de Aguiar

Mobilidade
Pinto de Aguiar

Com a assinatura da ordem de serviço para a duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, nesta segunda-feira (20), pelo governador Jaques Wagner, o Governo do Estado, através CONDER, garante mais uma intervenção viária fundamental para reduzir os transtornos no tráfego de Salvador.

A Avenida Pinto de Aguiar será duplicada e passará a contar com seis faixas de rolamento de tráfego, três por sentido, além de ganhar, também, ciclovia e passeios nos seus 3,00 km de extensão.  A Pinto de Aguiar, que interliga as avenidas Luiz Viana (Paralela) e Octávio Mangabeira, terá ainda importante papel como uma das vias alimentadoras do Sistema Metroviário (Linha 2), previsto para a Paralela.

De acordo com o presidente da CONDER, José Lúcio Machado, após a duplicação, a avenida será integrada à Gal Costa, que também será requalificada, e à Ligação Lobato-Pirajá, cujas obras serão licitadas ainda este ano. "Esta é a etapa inicial da primeira ligação direta do Subúrbio Ferroviário com a Orla Atlântica, que se transformará em um corredor estruturante capaz de ser operado, inclusive, pelo sistema BRT".

Representando um investimento de R$ 63 milhões, as obras se somam as demais ações de mobilidade urbana em Salvador, como, por exemplo, o Complexo de Viadutos do Imbuí e de Narandiba e as Alças da Luís Eduardo Magalhães, que contam com financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) por meio do Pro-Investe. O prazo de execução está fixado em 12 meses.

Além da duplicação, a Pinto de Aguiar terá obras complementares de urbanização, pavimentação, micro e macrodrenagem, contenção, paisagismo, iluminação pública e sinalização. A via principal terá extensão de 3,00 km, em pista dupla, com três faixas de rolamento por sentido, separadas por canteiro central com largura variando entre 1,00 e 4,00m. Nas três faixas de rolamento de tráfego, por sentido, uma será preferencial para o transporte coletivo.

Pinto de Aguiar
Segundo o motorista Mário Jorge Souza, a duplicação vai dar mais agilidade ao tráfego do local, reduzindo o tempo dos motoristas. “Trabalho com entrega de materiais e com o trânsito fluindo melhora muito. Toda a cidade vai ganhar com isso”.

Em ambos os lados da nova Pinto de Aguiar haverá passeios laterais, com largura variando de 2,00 a 3,00m, perfazendo uma área de 12.000m² com pavimentação. Outro equipamento facilitador para a mobilidade urbana na avenida será a implantação da ciclovia em ambos as lados da via, com largura de 1,50m, perfazendo uma extensão de 9.500m².

Durante a solenidade o governador Jaques Wagner destacou a parceria estabelecida com a prefeitura, que institucionalmente é a responsável pela questão da mobilidade, ressaltando que o edital de licitação das obras do metrô será lançado ainda esta semana.

Participaram do evento  os secretários Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano) e Rui Costa (Casa Civil), o prefeito de Salvador Antônio Carlos Magalhães Neto, deputados estaduais, vereadores da capital, diretores e técnicos da CONDER.