Autorizada licitação para construção da Via Paralela-Barradão

Área de Atuação
Mobilidade
/
Mais uma grande obra de mobilidade urbana foi lançada nesta sexta-feira (14) pelo Governador Jaques Wagner no Estádio Manoel Barradas: a Via Paralela-Barradão, como está sendo chamada a intervenção a cargo da CONDER que beneficia não só os torcedores que frequentam a praça esportiva, como valoriza os bairros localizados no seu entorno.
 
O investimento previsto é de R$ 18,1 milhões, graças à parceria estabelecida pelo Governo do Estado que está investindo R$ 13,1 milhões, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com o Governo Federal, responsável pela complementação dos recursos necessários à execução da ligação viária. O prazo para a conclusão dos serviços é de 18 meses após a assinatura da ordem de serviço, o que deve acontecer entre os meses de abril e maio.
 
Na solenidade o governador ressaltou os avanços obtidos pelo programa Pacto pela Vida no combate à violência, destacando a importância do investimento realizado no estímulo à prática esportiva, como forma de afastar os jovens, principalmente, do tráfico de drogas. "Acredito na força do esporte para a inclusão social da nossa juventude. Por isso nós estamos construindo o melhor centro de judô da América Latina, vamos resolver a questão do Ginásio de Cajazeiras, entregamos o Estádio de Pituaçu, a Arena Fonte Nova e diversos equipamentos no interior".
 
O líder comunitário Charles dos Santos, morador de Canabrava, defende a construção da Via Paralela-Barradão e espera que ela traga muitos beneficios. "Nossa  comunidade poderá viver uma vida nova, com mais emprego e renda". Ele lembra, ainda, que as dificuldades ficaram no passado, quando no local funcionou um aterro sanitário. "Antes a comunidade que vivia próxima ao lixão era maltratada, agora mudou tudo em Canabrava".
 
Além da nova via, o Governo do Estado, através da Sedur, já havia firmado um convênio com o Esporte Clube Vitória para a construção de equipamentos públicos, como quadra-poliesportiva e uma escola. As obras já estão em andamento e brevemente atenderão os moradores vizinhos ao Barradão.
 
/

De acordo com Sérgio Silva, diretor de Obras Estruturantes da CONDER, a via de 4,6 quilômetros terá pista dupla, com duas faixas por sentido, canteiro central, passeios, recuos para pontos de ônibus e cortará os bairros do Trobogy, Canabrava e Nova Brasília. Também está prevista a execução de serviços de macrodrenagem do Rio Mocambo e de contenção de encostas em terra armada.

“A obra atende uma reinvindicação histórica dos quase 200 mil moradores das áreas adjacentes ao Barradão, além dos próprios torcedores do Esporte Clube Vitória, que sempre enfrentaram dificuldades para acessar o estádio”, pontua Silva.

Nos dias de jogos com maior apelo de público são constantes os engarrafamentos, principalmente, na Avenida São Rafael e nas imediações da Paralela. Para o presidente Ubiratan Cardoso a nova via se integra às demais ações em andamento pelo Governo do Estado para a melhoria do trânsito em Salvador em áreas importantes como a Avenida Paralela, a região do Iguatemi e a chegada e saída de Salvador pela BR-324.

As obras do Complexo Viário do Imbuí-Narandiba e Vias Marginais, a duplicação da Avenida Pinto de Aguiar e a construção das Alças de Ligação entre a BR-324 e a Avenida Luís Eduardo Magalhães prosseguem em ritmo acelerado e irão beneficiar os moradores de diversos bairros, como Imbuí, Narandiba, Boca do Rio, Patamares, Stiep, Tancredo Neves, Saboeiro, entre outros.

Termos