Escrituras beneficiam 1491 famílias de cinco comunidades em Alagados

Área de Atuação
Habitação, Encostas e Macrodrenagem

A manhã deste domingo (27) foi especial para centenas de famílias que moram na região de Alagados, visitada pelo governador Jaques Wagner para a entrega de 1.491 escrituras que garantem a propriedade da área ocupada há décadas, principalmente, por baianos que vieram do interior para a capital em busca de dias melhores.

A costureira Maria de Lourdes, moradora do Conjunto Joanes Centro-Oeste, não via a hora de receber o documento da casa que já passou por reformas desde que foi entregue pela CONDER. “Vivo aqui há 32 anos, desde quando era conhecido como cidade de madeirite, e agora tenho a segurança que a casa é minha e que ela poderá ficar para meus filhos. Só trabalhando duro, com coragem e a ajuda dos amigos para melhorar de vida”. 

Regularização fundiária

Esta é a maior entrega de títulos já realizada pelo Programa de Regularização Fundiária, executado pela CONDER. Durante a solenidade, o presidente Ubiratan Cardoso destacou a parceria estabelecida com o Governo Federal, por meio da SPU - Superintendência do Patrimônio da União, para o sucesso da iniciativa e as novas etapas. “Temos aproximadamente mais mil títulos já com os processos sendo finalizados para a regularização e registro em cartório”. No total, aproximadamente sete mil famílias que vivem na área conhecida como Alagados estão sendo beneficiadas.

De acordo com João Pereira, que integra a equipe da Coref – Coordenação de Regularização Fundiária da CONDER, um trabalho cuidadoso foi realizado para que os moradores, enfim, pudessem comemorar a entrega das escrituras, sem nenhum tipo de custo com os registros. “Cada unidade habitacional localizada na poligonal de intervenção passou por um cadastro físico, além do recolhimento de toda documentação dos moradores, que integraram os processos submetidos à uma análise jurídica”.

Além de ressaltar os investimentos já realizados na área de habitação pelo Governo do Estado, que totaliza mais de 200 mil novas moradias, mais da metade já entregues, o governador Jaques Wagner apresentou o volume de investimentos destinados à área de mobilidade urbana que beneficiará toda a população do Subúrbio Ferroviário. 

“São mais de R$ 8 bilhões para a construção da linha 2 e operação do metrô, que já em junho começará a rodar, além dos novos corredores transversais que ligarão a Baía de Todos os Santos à Orla Atlântica, com a construção da Ligação Lobato-Pirajá e da Avenida 29 de Março, além da ampliação das Avenidas Gal Costa e Orlando Gomes”, afirmou o governador.

Comunidades Beneficiadas:

Joanes Centro Oeste (807)
Joanes Leste (205)
Alagados III (297)
Vivendas do Uruguai (77)
Novos Alagados (105)

Termos