Quarta edição do Geopública começa nesta quarta-feira

Conder
Informs

A quarta edição do Geopública, encontro anual dos produtores, usuários e disseminadores de Geoinformação na Bahia, começa nesta quarta-feira (30), com o objetivo de atualizar o status da geoinformação no estado, focando na produção, qualidade e acesso à informação. Serão dois dias de evento, cerca de 13 palestras e temas como o panorama da Geoinformação na Bahia, produção da Geoinformação, ações da Comissão Estadual de Cartografia (Cecar) e IDE Bahia, entre outros. O evento é realizado pela Cecar e pelo Grupo Temático de Informações Geoespaciais (GT IGEO).

Entre os convidados da quarta edição estão o diretor de Informações Geoambientais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Cláudio Pelosi; a subcoordenadora de geoprocessamento no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e professora do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Fabíola Andrade Souza; o engenheiro civil Fernando Cabussú, que vem trabalhando na concepção, construção e implantação do Sistema de Informações Geográficas Urbanas do Estado (Informs), gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (CONDER); e o gerente do Projeto Radiografia da Amazônia e do Projeto SIG F Ter, desenvolvido no âmbito do Exército Brasileiro, Maj. Osvaldo da Cruz Morett Netto. A mesa de abertura terá a diretora-geral da SEI, Eliana Boaventura, e representantes de outras instituições ligadas à IDE-Bahia.

Plataforma ArcGIS e suas aplicações

A edição 2015 do Geopública promove no dia 1º, segundo dia de evento, uma série de apresentações sobre a Plataforma ArcGIS, sistema usado para a criação e utilização de mapas, compilamento de dados geográficos, análise, compartilhamento e descoberta de informações geográficas, entre outros serviços.

O dia terá palestras sobre os destaques da plataforma, desafios corporativos solucionados com o uso de mapas, aquisição e disponibilização de dados on-line, governança de dados geoespaciais e mais elucidações sobre o uso dos dados geográficos e da ArcGis. As inscrições para a quarta edição do Geopública devem ser feitas pelo site do evento.

Fonte: Secom